domingo, 25 de outubro de 2009

ATITUDE POSITIVA

Interessante! Já estamos desenvolvendo esse raciocínio em nossas exposições doutrinárias no nosso núcleo religioso. O "Mestre Jesus" já recomendava Faça ao teu próximo, o que queres que êle te faça! Ou seja gentileza, gera gentileza.



Gentileza gera saúde
Ser gentil faz com que o corpo, a mente e o espírito sintam-se bem


Por Sâmia Aguiar Brandão Simurro*

Não é mais possível compreender a saúde, sem considerar a influência de fatores psicossociais e espirituais. Não considerar esse contexto é correr o risco de cair num reducionismo exagerado, que compromete a compreensão ampla e necessária do significado de saúde e bemestar. Embora isso aumente significativamente a complexidade do assunto, é preciso correr o risco de cair em caminhos incertos e insatisfatórios em busca de explicações mais convincentes e de intervenções mais eficientes do que as que se dispõe atualmente.
A doença representa um desequilíbrio e possui sempre múltiplas causas. Ao adoecer, o indivíduo mobiliza a mente, o corpo e o espírito. Essa íntima relação já é consenso entre os pesquisadores e tem influenciado, enormemente, tanto a forma de se promover saúde e bem estar das pessoas, como no tratamento.
Uma das recentes conclusões, é que os atos de gentileza fazem com que o corpo, a mente e o espírito sintam-se bem. Isto não é apenas uma inferência, mas sim uma constatação científica, que é explicada pelo fato de que, as atitudes gentis permitem a liberação de endorfinas no corpo, capazes de provocar no indivíduo uma sensação de alegria, que pode se transformar em calma e bem estar posterior. Quanto gentil e solidário com outras pessoas, mais benefícios e saúde você tem. Ser gentil faz bem para o corpo e faz bem para a mente.
A gentileza é algo difícil de ser ensinada e vai muito além das palavras de educação. Ela é difícil de ser encontrada, mas fácil de ser identificada, e sempre acompanha pessoas generosas e desprendidas, que se interessam em contribuir para o bem do outro e da sociedade. É uma atitude desobrigada, que se manifesta nas situações cotidianas e das maneiras mais prosaicas.
Gentil é aquele que contribui para que o ambiente em que ele vive seja mais harmonioso. Ele possui, de forma espontânea, habilidades sociais desenvolvidas e adequadas. Gentileza é generosidade, altruísmo, solidariedade, interesse pelo outro, oferecer amizade, retribuir gentilezas, promover cortesia, conjugar o ensinar, o sorrir e contribuir para o outro sorrir.
As atitudes que tomamos no dia a dia têm impacto em nosso corpo, e os atos de gentileza reduzem o stress, melhorando a saúde das pessoas. Para ser saudável, além dos cuidados com o estilo de vida e bem estar pessoal, deve-se desenvolver em si mesmo a gentileza e solidariedade.
As empresas, preocupadas com o stress, a saúde e o bemestar de seus funcionários, começam a estimular as práticas de gentilezas no ambiente corporativo. A preocupação com a responsabilidade social, o incentivo ao voluntariado e a preocupação com a postura ética, são alguns exemplos desta tendência. Hoje se sabe que, ao encorajar a prática de atos de gentilezas nas relações sociais e nas empresas, cria-se uma at mosfera mais harmoniosa e saudável nos ambientes.
*Sâmia Aguiar Brandão Simurro é mestre em Psicologia na área de Neurociências e Comportamento (USP). Pós-graduada Latu Senso em Psicologia da Saúde e Hospitalar (PUC/SP). Especialista em Stress pelo Instituto Paulista de Stress, Psicossomática e Psiconeuroimunologia e sócia Diretora da Empresa SÊR - Serviços de Psicologia. Consultora em programas de Qualidade de Vida e Stress.

*Texto gentilmente cedido pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário