sábado, 25 de setembro de 2010

Não percas tempo no caminho da vida



  
 Na Seara de Luz

Não percas tempo no caminho da vida, porque o dia responderá pelos minutos.
Não te esqueças do poder do trabalho.
Não desistas de aprender, convencido de que nada se perde.
Não hostilizes criatura alguma, porque o ódio começa onde termina a simpatia.
Não fujas à escravidão do dever, para que a tua liberdade seja digna.
Não amasses o pão de tua alegria nas lágrimas dos semelhantes.
Não esperes pelo dia de amanhã, a fim de praticar o bem ou ensiná-lo.
Não gastes somente com tua vida o que poderia servir para sustentar dez outras.
Não reclames exclusivamente em teu favor, em caso algum.
Não uses a verdade apenas para exibir a tua superioridade ou pelo simples prazer de ferir.
Não imponhas restrições ao bem de todos, para que o bem possa contar realmente contigo.
Não elogies a ti mesmo.
Não clames contra a ausência dos outros, porque provavelmente os outros esperam por teu concurso.
Não abras a tua janela na direção do pântano.
Não duvides da vitória final do bem..

Emmanuel
Chico Xavier
Livro: "Cartas do Coração"

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Aproveite a vida, a maior festa que existe!

 

Aproveite a vida, a maior festa que existe!

 

Não sei se por questões culturais, religiosas ou pessoais, ou talvez seja por todas elas juntas, mas o fato é que, por mais estranho e paradoxal que pareça, a maioria das pessoas desperdiça o convite VIP que recebeu ao nascer e, negligentemente, joga fora a oportunidade de aproveitar a grande festa chamada Vida!

A excêntrica tia Mame, do filme Auntie Mame (1958), repete uma assertiva que, desde a primeira vez que ouvi, achei de uma medida perfeita e urgente. Embora possa parecer agressiva num primeiro momento, ela é, acima de tudo, provocativa – um convite à reflexão e um apelo ao abandono de uma das maiores ilusões do ser humano: a de que viver e amar tem a ver, fundamentalmente, com sofrer.

A frase é: “A vida é um banquete maravilhoso e a maioria dos idiotas continua morrendo de fome”!

Prefiro acreditar que você não se julgue – pelo menos não o tempo todo – um idiota. Mas certamente, em algum momento, após ter feito algo que rendeu prejuízos, sobretudo a si mesmo, já se sentiu um completo e patético idiota! Até aí, nenhum privilégio.

O problema é quem passa a vida toda se boicotando, afundando-se em reclamações e reforçando a crença medíocre e lamentável do “se”. “Se” tivesse isso ou aquilo, “se” fosse assim ou assado, “se” conseguisse, “se” conquistasse, enfim, uma interminável lista de impedimentos à própria felicidade. Obstáculos que a pessoa impõe a si mesma por se recusar a enxergar o banquete servido bem diante do seu nariz!

Sei que afirmar que a vida é aquilo que você acredita que ela seja, ou que o melhor está na simplicidade e disponível para quem quiser é cair no lugar comum e, para alguns, beira o pedante, mas é absolutamente surpreendente constatar o quanto essa verdade ainda não foi assimilada, por mais que já tenha sido repetida incontáveis vezes.

Continuamos deixando a desejar quando se trata de sentar-se à mesa do tal banquete e se servir, se esbaldar, se lambuzar! E assim, feito idiota, a maioria continua morrendo de fome! Muitos, inclusive, morrem sem nunca terem se comportado como convidados realmente, como se o melhor da vida fosse reservado somente a alguns, que não eles.

Assim, presos à ideia de que não podem, não devem ou não sabem como, vão aceitando migalhas, deixando o melhor para quem – na opinião insegura deles – merece mais e, enfim, passam seus dias conformados com uma vidinha mais ou menos, um relacionamento “meia boca”, bem pouco de intensidade, quase nada de novos sabores, e talvez nada da autêntica felicidade!

Pois muito bem! Se você está cansado de se sentir deixado de fora da grande festa, sugiro que comece a se comportar, a partir de agora, como o convidado de honra que de fato você é! Mude sua postura, levante os ombros, olhe adiante e se apodere total e completamente do seu direito de estar neste mundo!

Apodere-se também do seu merecimento de viver um amor que valha a pena, que agite suas células e faça seu coração tremer. Se já tem um, invista nele como nunca fez antes. Aja como um apaixonado e transforme pequenas ocasiões em cenas dignas de Hollywood. No seu trabalho, comporte-se como mestre e senhor de suas funções e faça a diferença. Você não é apenas mais um. Você é um único, exemplar exclusivo na humanidade!

E acredite você ou não, as portas da festa da vida irão se abrir, os anfitriões irão te receber com pompas, os garçons irão te servir à vontade e a música vai rolar o tempo todo. Cabe somente a você a decisão de ficar apenas olhando ou, finalmente, fazer como manda muito bem a canção de “As Frenéticas”: “Abra suas asas, solte suas feras, caia na gandaia, entre nessa festa!” até descobrir, com todos os poros de seu corpo, que sorrir, amar, viver e ser feliz é muito mais uma questão de escolha individual do que de condições externas!
 

Este artigo foi escrito por:

 Dra. Rosana Braga

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Especial: Dia da árvore

Especial: Dia da árvore

20-09-2010

No dia 21 de setembro é comemorado o dia da árvore. As árvores são plantas que possuem um caule lenhoso e são constituídas de raiz, caule, folha, flor, fruto e sementes. Elas são um elemento de suma importância para a vida humana pois fornecem o ar que respiramos, frutas para alimentação, madeira para construção de móveis e outros objetos, remédios e também celulose, que é a matéria prima do papel. Além disso, as árvores servem como moradia e fonte de alimentos para outros seres vivos e ajudam a regular a temperatura do planeta. No Brasil encontramos diversas espécies como a aroeira, bambu, cafeeiro, cajueiro, castanheira, cedro, cerejeira, coqueiro, imbuia, ipê, jacarandá, jatobá, juazeiro, mogno, nogueira, oliveira, pau-brasil, pinus, salgueiro, sapucaia, seringueira e umbuzeiro.


Pensando em plantar uma árvore? Confira as dicas do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) para o plantio de árvores:
1) Cave um buraco com pelo menos o dobro da largura da raiz para que ela possa crescer. Tire a árvore do coitainer em que se encontra, com cuidado corte as raízes quebradas e devagar tire a planta do saco ou vaso em que se encontra.
2) Coloque a árvore no buraco em que será plantada. Levante sempre a árvore pela raiz e nunca pelo tronco. Espalhe as pontas da raiz para fora. Evite plantar a árvore muito fundo. Tenha certeza de que a linha do solo da árvore nova esteja mais alta que a superfície do buraco que a envolve.
3) Jogue um pouco de terra no buraco da planta. Cheque a profundidade e ajuste se necessário. Confirme que a planta está reta. Encha o buraco suavemente mas com firmeza. Dê tapinhas no solo envolta da base da raiz.
4) Não é recomendado usar fertilizante na hora do plantio. Ágüe a nova planta minuciosamente com um regador não muito forte para assentar o solo. Não estaque a árvore. Quanto mais rápido ela puder se manter sozinha, mais rápido se tornará forte.
5) Forneça cuidados prévios. Proteja a árvore de pestes e doenças removendo plantas próximas que possam afetá-la. Remova ervas daninhas uma vez que estas competirão com com a raiz por ar e nutrientes. Proteja a árvore para que ela não seja destruída por animais.
6) Se possível, plante as árvores de forma que elas não compitam por ar e nutrientes do solo e que o crescimento dos galhos seja encorajado. Cuidado com situações de seca, forneça água se necessário, especialmente durante os primeiros meses. Cuidado com o amarelamento da folhas. Mantenha sempre boa circulação de ar cortando galhos para que cresçam melhor e para evitar pestes e doenças.




Com informações do PNUMA