sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Curiosidades sequência numérica no dia 7/08

Tempo “se alinhou” e formou sequência numérica no dia 7/08

Um fenômeno matemático que ocorreu nesta sexta-feira se repetirá apenas daqui a cem anos. Trata-se do alinhamento numérico e progressivo das horas, minutos e segundos com o dia, mês e ano, fato que aconteceu

hoje, dia 7/08/2009, às 12 horas, 34 minutos e 56 segundos (sétimo dia, do oitavo mês, do nono ano). Veja a sequência de números: 12h34:56, dia 7/8/09, ou seja, 123456789. "Na última vez em que isso ocorreu,

o rei Eduardo 7º estava no trono da Inglaterra; o Titanic estava em construção e o nacionalista iugoslavo Gavrilo Princip estava há menos de cinco anos de disparar o tiro que culminou na 1a. Guerra Mundial",

observa o jornal britânico "Daily Mail".

Daqui a cem anos, outros historiadores jornalistas irão olhar para trás e ver o que significou este dia em 2009.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Laços de família

Marcar hora para encontrar parentes fortalece vínculos afetivos, diz especialista

Por Andrea Guedes






Tente responder rápido: fora os parentes que moram com você, quantos mais você costuma encontrar com regularidade? Por onde andam irmãos, primos, tios? Espalhados mundo afora? Não espere o Natal chegar. Mostre sua disposição para atualizar os afetos, e convença a todos a agendar reuniões para o ano inteiro. O próximo almoço pode ser bem festivo.

Isso mesmo. Assim como há reuniões de condomínio, incansáveis horas gastas no trabalho, mais incontáveis encontros em que a presença é obrigatória, manter contato mais próximo com parentes é um esforço que vale a pena. Essa é a opinião da psicóloga Rosely Sayão. Segundo ela, a família resiste e sobrevive em função dos vínculos reforçados no convívio.

Estranhamente, a família ocupa dois lugares opostos nos dias de hoje: ela é a base do ser humano, e ao mesmo tempo representa a esfera mais distante dele. Para a antropóloga Mírian Goldenberg, a família ainda é um valor para a maior parte dos brasileiros. "As idéias de afeto, estabilidade, segurança, apoio estão muito associadas à vida familiar. O que nem sempre é a realidade das famílias brasileiras. Ter uma convivência entre parentes harmônica e rica é fundamental, mas tarefa difícil em tempos tão complexos", destaca a antropóloga.

Infelizmente. Como diz Rosely, principalmente para as crianças as reuniões de família são importantes. Com elas, os pequenos observam as relações e aprendem que os afetos são complexos, mas que é possível discordar do outro sem haver brigas. "Além disso, reencontrando os familiares atualizam-se os afetos, e compartilham-se as histórias pessoais de cada um", completa a psicóloga.

A falta dos vínculos familiares também afeta o outro extremo da árvore genealógica. De acordo com Mírian, a solidão e a sensação de abandono fazem tremer os mais velhos. "Em um mundo de laços tão frágeis, em que o consumo é o principal valor, as relações afetivas também são descartáveis e superficiais. É preciso mudar isso. e o caminho está na busca de valores mais profundos em nosso cotidiano, e não apenas na época de festas", reforça.

Mas fazer com que esses encontros perdurem ao longo do ano depende de cada núcleo. "Cada família pode inventar suas formas de trocar, de dar afeto, de aprender, de crescer. É muito difícil encontrar um equilíbrio em momentos como o que vivemos. Exige um trabalho árduo, de reflexão, de diálogo e de tolerância", pondera a antropóloga. Mas que é possível, isso é.

Um guia especial para uma alimentação correta

Saude integral

Por Marília Fernandes*



Viver com saúde integral. Adotar novos hábitos alimentares e de vida, atrever-se sadiamente, experimentar novos sabores e observar a magia que os alimentos são medidas capazes de promover o equilíbrio do nosso ser, através, apenas, dos quatros princípios básicos da alimentação: qualidade, quantidade, harmonia e adequação.
A alimentação vegetariana, quando bem orientada, pode trazer vários benefícios à saúde, desde que seus adeptos estejam conscientes e sigam princípios fundamentados na ciência da Nutrição para realizar suas escolhas e as combinações de alimentos mais acertadas.
Classificação
- Dieta vegetariana restrita: são consumidos apenas alimentos de origem vegetal
- Dieta lacto-vegetariana: são consumidos alimentos de origem vegetal, leite e derivados
- Dieta ovo-lacto-vegetariana: semelhante à anterior, porém permitido também o consumo de ovos.
Origens e Correntes - As dietas vegetarianas ou naturalistas têm origem e são orientadas conforme alguma corrente de pensamento filosófico e/ou religioso. Exemplos: Adventistas do Sétimo Dia, Macrobióticos, Antroposofia, Vegans, etc.
Vantagens - o aumento do consumo de alimentos de origem vegetal, integrais e orgânicos, ricos em Vitaminas e Minerais antioxidantes, fibras e compostos bioativos, juntamente com o estilo de vida adotado pelos adeptos da alimentação vegetariana (abstenção do tabagismo e do álcool), têm efeitos altamente positivos na promoção da saúde e na prevenção de inúmeras doenças crônicas (colesterol e triglicerides alto, intestino preso, obesidade, hipertensão, diabetes, câncer, cardiopatias e outras).
Outra característica bastante positiva é o consumo reduzido de gorduras saturadas provenientes das carnes.
Desvantagens - apesar de todos os benef\'edcios da alimentação vegetariana, comprovados cientificamente, se não houver um bom monitoramento no equillíbrio de nutrientes, algumas carências nutricionais severas podem ser geradas a partir de restrições a certos alimentos. Como por exemplo deficiência de proteínas, vitaminas e minerais. Vale ressaltar que as necessidades nutricionais de cada indivíduo variam conforme sua idade, estado fisiológico e atividade física, sendo que atletas, crianças, gestantes, nutrizes (mulheres amamentando), idosos e indivíduos portadores de alguma patologia devem receber cuidados específicos em sua alimentação e ter acompanhamento profissional.
Opções, implicações e soluções
- Ausência de Carnes e Ferro - a necessidade nutricional de ferro normalmente não é suprida em uma alimentação sem carnes. Aconselha-se, além do uso diário de cereais integrais, aumentar o consumo de leguminosas, nozes, sementes e frutas secas.
- Ovos, Leite e derivados são importantes - quando ocorre o consumo de ovos, leite e derivados, dificilmente haverá deficiências de proteínas e cálcio, uma vez que o leite sozinho, em quantidades adequadas, e como principal fonte de proteínas em uma alimentação à base de cereais e hortaliças, é capaz de fornecer os aminoácidos essenciais que faltam nos cereais, além do cálcio, mineral importante para ossos, dentes e contrações musculares.
A ingestão suficiente de Cálcio tem importância na prevenção da Osteoporose, entretanto recomenda-se a escolha de fontes de Cálcio pobre em gorduras, leite e iogurtes desnatados e queijos brancos. A necessidade diária de Cálcio varia de acordo com a faixa etária e aumenta na prática de atividade física, na adolescência, na gravidez e na lactação.
Necessidades de Cálcio:
Adolescentes - 1200 mg/dia
Adultos - 800 mg/dia
Gravidez - 1500 mg/dia
Lactação - 1500 a 2000 mg/dia
Pré menopausa - 1000 mg/dia
Pós-menopausa - 1500 mg/dia
Quantidade de Cálcio por porção de alimento:
1 copo de leite desnatado - 248
1 copo de leite integral - 246
1 copo de iogurte desnatado - 240
1 copo de iogurte integral - 240
1 fatia média de queijo fresco (30g) - 205
1 fatia média de queijo-de-minas semicurado (30 gramas) - 190
1 fatia média de queijo prato (30g) - 126
1 colher (sopa) de requeijão integral - 47
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado - 80 Necessidades de Proteínas atendidas - quando não há o consumo de proteínas de alto valor biológico, provenientes das carnes, o consumo diário de leguminosas (feijão, soja, ervilha, lentilha) em conjunto com cereais (arroz, trigo, milho, etc) é essencial para que se obtenha todos os aminoácidos essenciais para a síntese de proteínas pelo organismo.
A proporção ideal para a mistura cereal/leguminosa é de 2:1 (2 porções de arroz para 1 de leguminosa). A carência de proteínas pode provocar: comprometimento do Sistema Imunológico, dificuldade na cicatrização, queda de cabelo, unhas quebradiças e perda de massa muscular.
Ausência Necessidade de Vitamina B 12 - esta vitamina é encontrada somente em alimentos de origem animal. Dietas vegetarianas normalmente são deficientes em B12, uma vitamina essencial para a multiplicação celular, crescimento e desenvolvimento. Sua deficiência não é percebida de imediato. Crianças e adolescentes que fazem dietas vegetarianas, é conveniente a administração de suplementos de B12, monitorada por médico e nutricionista, para evitar o comprometimento do crescimento.
Fibras como aliadas e não inimigas - é sabido do poder de saciedade das fibras, que promovem a satisfação da fome e consequente ingestão menor de alimentos, porém o excesso de fibras pode gerar a deficiência no atendimento dos requerimentos nutricionais tanto calóricos como de nutrientes essenciais ao organismo.
A deficiência na ingestão de calorias e nutrientes provoca fraqueza, falta de concentração, emagrecimento severo e apatia. Uma quantidade adequada de fibras na alimentação, e não excessiva, previne a obstipação intestinal (intestino preso) assim como diversos tipos de câncer, além de auxiliar na absorção de vários sais minerais, porém o excesso provoca o rápido esvaziamento intestinal comprometendo assim a absorão de vários nutrientes essenciais.
Alguns alimentos de origem vegetal contêm ainda substâncias que prejudicam a absorção de nutrientes, chamadas de "fatores antinutricionais". Essas substâncias, em excesso, dificultam a absorção de minerais, principalmente do zinco, mineral que já é deficiente em dietas vegetarianas restritas e muitas vezes necessita também ser suplementado.
Os taninos podem ainda ser encontrados nos chás, por isso, a ingestão dos mesmos deve ser evitada após ou durante as refeições principais. Uma última opção para usufruir dos benefícios de uma alimentação vegetariana é misturar cereais integrais com refinados e assim não exceder na quantidade de fibras e fatores anti-nutricionais ingeridos.
Evite tornar-se um Vegan da noite para o dia, sem conhecimento e bom senso!

*Marília Fernandes é nutricionista, especialista em Nutrição e Saúde Pública, com aperfeiçoamento em Gerontologia.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Sete passos para vencer o estresse e viver melhor

A vida numa boa




Ele é um dos vilões mais temidos dos últimos tempos. E não é para menos. O estresse incomoda muita gente e o time só aumenta. Levante o dedo quem ainda não perdeu uma noite de sono, comeu mal, rendeu pouco no trabalho, teve um acesso de fúria plenamente justificado pelas turbulências físicas e emocionais a que ele nos submete dia após dia?
É possível, sim, despachar o estresse para bem longe. É o que defende a psicóloga Sâmia Aguiar Simurro, especialista no tema pelo Instituto Paulista de Stress.
E aqui estão sete passos que podem ajudar a vencer essa luta. Ou pelo, menos, a nos estressarmos menos durante as batalhas. Não vai ser sempre assim, mas a vida pode ficar mais fácil, tranqüila e feliz se fizermos o esforço pelos motivos certos, garante Sâmia.
Busque o equilíbrio
Segundo Sâmia, a Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como uma completa sensação de bem-estar. Atingir esse grau só é possível com uma vida equilibrada. "Quanto mais conseguir harmonizar seu dia para que ele se torne produtivo e criativo, mais equilíbrio terá", avisa. É preciso separar o tempo para o trabalho, mas não se pode esquecer das horas de lazer e dos momentos para a família. Para isso, é necessário uma...
...boa organização
Outra boa dica para manter o estresse bem longe, diz Sâmia, saber se organizar. "Muitas pessoas perdem muito tempo porque não estão bem organizadas, tanto no trabalho quanto na vida pessoal", alerta. A psicóloga aconselha, além de uma boa agenda, priorizar as demandas. "Deve-se estabelecer ordem de prioridades e se conformar que o dia sempre terá 24 horas. Ou seja, nem sempre será possível atender a todas as exigências ao mesmo tempo", afirma. Um bom planejamento evita frustração e ajuda a gerenciar os imprevistos. Reserve também um tempo para...
...uma alimentação saudável
"Cuide bem da sua alimentação", aconselha Sâmia. Refeições saudáveis deixam o organismo mais forte e resistente contra as doenças oriundas do estresse. Abuse das frutas, fibras, legumes e verduras, e evite alimentos gordurosos. Uma alimentação mais leve também dá uma boa dose de energia, assim como...
...exercícios físicos
Mantenha-se ativo! Atividades físicas ajudam a descarregar a tensão e promovem um bem-estar, além dar aquele gás para encarar a correria do dia-a-dia. De acordo com a especialista em estresse, o segredo do exercício é a regularidade, e não a quantidade. "Cerca de 30 minutos, no mínimo, três dias na semana é o ideal", recomenda. Cuide do corpo, mas não deixe de...
...relaxar a mente
Mente e corpo devem estar em harmonia. Logo, procure inserir no seu dia-a-dia também atividades reflexivas, como meditação e leitura, que relaxam a mente e exigem menos do corpo. Também são excelentes para favorecer...
...uma boa noite de sono
O sono é repousante, diz Sâmia. Ele ajuda a saúde mental e repõe as energias para o dia seguinte. Procure dormir o tempo necessário para descansar o corpo. Afinal, você precisará estar bem disposto no dia seguinte para entrar em contato com suas...
...relações sociais
A longevidade está muito relacionada com os relacionamentos sociais. Por isso, evite o isolamento e procure fazer contatos. Engaje-se em grupos que você se identifique mantenha a vida social. "Isso ajuda a se manter ativo", diz Sâmia.

Aproveite o dia dicas para planejar e administrar melhor o tempo

13 dicas para planejar e administrar melhor o tempo no espaço de 24 horas



Carpe Diem. A expressão que, do latim, quer dizer aproveite o dia, conclama para que não se economize o tempo, esse companheiro constante de jornada, sujeito a inúmeras medidas. Cada um lida de forma singular com o tic-tac do relógio. Há quem faça tudo que deseja, há quem não aproveite.

O Maisde50 conversou com a consultora empresarial Branca Maria Sampaio, que ministra cursos sobre administração do tempo e qualidade de vida. Da conversa, vieram as 13 dicas para aproveitar melhor as 24 horas do dia. Segundo Branca, o ideal é encarar o tempo como um aliado, não como um inimigo. E, mais importante: é preciso manter a intenção no futuro e a atenção no presente.

Durante a semana, procure colocar em dia os projetos e atividades que está adiando.
Culturalmente, o brasileiro tem o hábito de procrastinar, ou seja, gosta de deixar tudo para depois, o que lhe rende prejuízos de todas as ordens: na saúde quando adia um exame, na profissão quando entrega relatórios na última hora, e até mesmo financeiramente, pagando contas com atraso. Evite ao máximo ficar correndo para terminar uma tarefa que pode ser feita com calma, porque você poderá se transformar em uma "formiga atômica", trabalhando por dois ou três. Pendências geram ansiedade e inquietação.

Toda vez que se sentir ansioso, sem conhecer a causa, pergunte-se : O que eu fiz, ou deixei de fazer, para ficar assim?
Em algumas ocasiões, deixamos de tomar uma decisão ou atitude por medo da crítica dos outros, das conseqüências, dos riscos. A omissão de não fazer pode ter muitas causas, inclusive a preguiça. O melhor antídoto para isso é a disciplina. É preciso fazer um planejamento dos dias com prioridades, destacando as atividades mais importantes e urgentes.

Jamais tente se organizar em um dia apenas, porque as prioridades mais importantes e urgentes se transformarão em crise nos outros dias.
Todos os dias, separe um tempo, de 30 a 45 minutos, para organizar o dia seguinte. Trace as prioridades e coloque-as em prática. Só não esqueça de deixar de lado o lazer, que também pode ser planejado.

Evite se pré-ocupar.
Toda vez que surgirem pensamentos como: "E se não der tempo?" "E se o cliente desistir?" ou "E se chover?", pense em formas ou estratégias alternativas e questione: "O que irei fazer?" ou "Como irei fazer?" Tenha sempre um plano B.

Para suavizar ou acabar com o sentimento de culpa por achar que não dedica tempo suficiente para a família, lance mão do tempo subjetivo.
Tempo subjetivo é o do coração. Se você passa o dia inteiro trabalhando, chegue em casa e, pelo menos durante meia-hora, fique com seu filho, marido, mãe ou pai, dando-lhe atenção exclusiva. É o tempo da afetividade. Mas lembre-se: não é conversar com seu filho vendo TV, fazendo comida, ou qualquer outra coisa. É um tempo exclusivo para quem você ama.

Preocupação não é demonstração de amor.
Preocupar significa se pré-ocupar com algo que está para acontecer. Substitua "Estou preocupada (o)" por "Estou atenta (o)".

Se você se considera desorganizado (a), pergunte-se: Sou indisciplinado e, por isso, sou desorganizado?
Questione-se também: Estou passando um momento crítico e por isso minha desorganização interior está se refletindo no exterior? Estou com mais trabalho do que tempo? Caso a resposta seja sim para a maioria das perguntas, compreenda que não pode haver mais atividade do que tempo. É preciso estabelecer prioridades.

Evite fazer projetos ou relatórios sempre na última hora.
Quando estiver com algum projeto ou relatórios em mãos, dedique pelo menos 30 ou 45 minutos por dia para ele. Isso fará com que você sinta um grande alívio. Procure também não guardar esse tipo de trabalho na gaveta. De preferência, coloque-o em um lugar bem visível, se possível em uma pasta vermelha ou amarela para que você não esqueça.

Em vez de ficar procurando pretextos para justificar o sedentarismo, reserve 30 minutos para fazer uma caminhada em qualquer horário. E, de preferência, sozinho.
Não fique adiando a decisão de se exercitar e, principalmente, não espere o tempo estar ideal, comprar a roupa adequada, encontrar o lugar perfeito, etc. Tudo é pretexto para não começar já.

Agenda lotada não é sinônimo de planejamento.
Relacionar os compromissos na agenda não significa que você esteja se planejando. Você planeja quando determina tempo, prioridade e duração. Muitas vezes a agenda está lotada, mas as tarefas prioritárias podem estar em segundo plano.

Planeje os seus finais de semana, feriados e férias, sob pena de ficar a mercê das prioridades dos outros.
Se você estiver sem planos e desocupado (a), correrá sério risco de ser levado (a) pelos outros.

Não deixe de tirar férias por se achar imprescindível. Se você morrer, logo a empresa colocará alguém no seu lugar.
Ninguém é insubstituível, ainda mais quando se trata de mercado de trabalho. Portanto, não abra mão do seu lazer.

Escritor prega atenção ao que realmente importa

Alimente a sua alma

Por Roberto Shinyashiki *

A maioria das pessoas costuma jogar fora as oportunidades. Não consegue aproveitar o tempo, não valoriza o amor, não dá atenção aos filhos, não desenvolve a capacidade criativa. Fala-se muito em desperdícios materiais, como energia elétrica, água, dinheiro. Mas o pior de todos é o da vida.
É triste ver pessoas que não sabem utilizar seus talentos, pois qualquer tipo de aptidão exige dedicação para desabrochar, assim como o amor requer cuidados constantes para acontecer em toda a sua plenitude.
Muitas pessoas, no entanto, passam pelas oportunidades sem lhes dar atenção. Outras se arrependem por não ter se dedicado ao grande amor de suas vidas, ou por ter jogado fora oportunidades profissionais.
Quando alguém se dedica a alimentar ilusões, perde oportunidades.
Quem se propõe a apenas acumular dinheiro perde a oportunidade de conviver com o filho, com a pessoa amada e consigo próprio. Quem se preocupa muito com segurança ignora as oportunidades profissionais e amorosas.
Em todos os lugares do mundo, as pessoas reclamam das altas taxas de impostos. Mas o imposto mais caro é o da falta de visão. Quando as pessoas não enxergam adiante têm de pagar por sua falta de visão. Pagam com suas empresas, seus empregos, amores, momentos de felicidade, coisas que só valorizam depois que perdem.
Visão é a arte de ver o invisível. Visão é a arte de ver oportunidades onde a maioria das pessoas só vê problemas. A visão transforma você numa pessoa especial. Quando vê o que quase todos vêem, deixa de ser alguém especial e vira maioria, e a maioria, infelizmente, é muito limitada. Ver além do horizonte cria a competência necessária para aproveitar as oportunidades.
O campeão tem a capacidade de dar o salto no escuro. Enquanto as pessoas se sentem perdidas diante dos obstáculos, ele sabe criar novas oportunidades. Quando os outros dizem que não há solução, ele fica ainda mais estimulado a inventar uma nova maneira de vencer o desafio.
O verdadeiro empreendedor, por exemplo, consegue enxergar o que está escondido nas entrelinhas. Ele se antecipa, aproveita as oportunidades. Para as pessoas comuns, o ano de 2015 é um acontecimento do futuro; para os empreendedores, acontece hoje, pois sabem que o futuro é conseqüência do presente.
Um empreendedor de sucesso sabe que existem duas batalhas ocorrendo ao mesmo tempo: a do presente e a do futuro. Ele se dedica a vencer a luta do presente, mas não esquece que há outra batalha no horizonte: a do imaginário, para conquistar o futuro.
Por outro lado, o sucesso também tende a levar à acomodação. Pior ainda: leva à idéia de que as razões que nos fizeram vencer no passado vão continuar nos conduzindo ao pódio. Bobagem... A visão faz com que o indivíduo sempre esteja alerta para aproveitar as chances de crescer e evoluir. Ele consegue ver além do horizonte, pois enxerga como o mundo poderia ser.
E como, muitas vezes, estamos em situações de pegar ou largar, precisamos estar cientes que as oportunidades são poucas e que não devemos desperdiçá-las. Por isso, seja rápido. Quanto mais ágil for nossa capacidade de analisar e decidir, mais plenamente viveremos. Nossa vida depende muito de nossas decisões, de nossa capacidade de avaliar o que realmente é importante. A velocidade para descobrir a importância das coisas pelas quais devemos lutar é fundamental.
Há quem sacrifique a vida para conseguir status e poder. No desejo de conquistar títulos e riqueza, sufocam-se os sonhos do coração. É uma grande ilusão. Quando se pretende impressionar alguém com um carro sofisticado, na verdade o que impressiona é o carro, o objeto, e não a pessoa. Quando se usa o título de doutor, diretor ou presidente para se impor a alguém, é o título que se impõe, não a pessoa.
Portanto, reflita sobre o caminho que você está percorrendo e deseja para si. Observe seus pensamentos, seus sentimentos e seus desejos silenciosamente, sem julgá-los. Ouça o seu coração. E alimente sua alma com as oportunidades que a vida lhe dá. Não seja um mero observador ou sobrevivente em sua passagem pela terra. Agarre as oportunidades. Não deixe nada destruir a sua capacidade de ser feliz e sonhar.



Estou torcendo por você.



*Roberto Shinyashiki é conferencista e escritor


publicada em 22/01/2009