sábado, 1 de agosto de 2009

Querem passar a comportar-se de modo diferente

Agora, pense comigo e responda francamente:


Aldo Novak

Coach


Algumas pessoas me escrevem dizendo que querem mudar, elas sabem que querem mudar, mas não conseguem. Querem parar de beber em excesso nas baladas, mas os amigos não deixam. Querem evitar falar de coisas negativas, mas os familiares (e a TV) não deixam. Querem passar a comportar-se de modo diferente, mas os amigos não querem que a pessoa mude.

Primeiro quero lembrar que elas não fazem isso por mal. Fazem porque querem você no grupo delas. Ocorre que o grupo delas pode não ser o grupo dos vencedores, dos que são felizes, dos que atingem o que outros não atingem. Nestes momentos, você precisa tomar aquela decisão dura e mudar seus amigos mudando de amigos. Não há opção. Como diz Jim Rhon, somos a média das pessoas com as quais convivemos. Por isso, cerque-se de pessoas que são como você deseja ser e torne-se uma estatística positiva.
Onde estão seus novos futuros amigos neste instante?



Envie este Bom Final de Semana para seus amigos, alunos, colegas e familiares. Se preferir, coloque em seu quadro de avisos. Pode ser exatamente o que eles precisam ler agora. Se você pensar, sabe quem precisa ou deseja ler isso!

Dê um tempo Por Roberto Shinyashiki*

Roberto Shinyashiki propõe uma pausa para pensar em você

No momento em que se sente dono de sua vida que você começa a mudar a turbulência do mundo e a transformá-la em um lugar gostoso de viver.
Vitória é conseqüência de uma atitude produtiva diante da vida. Um dos maiores cientistas do mundo foi Isaac Newton. Estava sentado debaixo de uma macieira quando, de repente, uma maçã caiu em sua cabeça. Se fosse um perdedor, diria um palavrão e pensaria: "Que azar, tudo dá errado para mim!" Newton pegou a maçã e começou a analisar por que ela havia caído. Descobriu a Lei da Gravidade e mudou o mundo. Quando a maçã atingir sua cabeça, em vez de se lastimar e reclamar da vida, pergunte por que caiu e o que pode fazer com ela.
Quando você acordar gripado, em vez de reclamar, pense que isso é um sinal que pode ensinar-lhe alguma coisa. Talvez a gripe seja um alerta do corpo para trabalhar menos, ter mais tempo para você, parar um pouco. É importante estar atento à sua tranqüilidade, à serenidade interior. O mundo está pedindo pessoas serenas.
Às vezes, no ambiente de trabalho, todos estão angustiados. Em vez de ajudar, sem primeiro esclarecer sua angústia, a resolver as angústias alheias, coloque-se no centro de sua vida e comece a se analisar até que esteja em paz. Quando isso acontecer, ajude o outro a encontrar a serenidade. Só assim poderá capacitar-se a ser líder e empreender a missão de ajudar os companheiros a encontrar a força interior.
Sei que a maioria das pessoas diz que está angustiada e tensa por causa da falta de dinheiro. Mas quantas vezes você tinha dinheiro e ficou ansioso da mesma maneira? E quantas outras estava sem dinheiro e sereno? Então é no momento em que se sente dono de sua vida que você começa a mudar a turbulência do mundo e a transformá-la em um lugar gostoso de viver.
Recarregue a bateria
Você precisa de tempo para ficar só consigo mesmo. Todos os dias, não importa a hora de acordar, de voltar do trabalho, de dormir, você necessita de um período de silêncio, sem TV, sem música, sem livro. Apenas para ouvir as batidas do coração e perceber a respiração.
Vivemos numa sociedade em que há muito barulho na rua e sons em casa o tempo todo. As pessoas correm alucinadamente atrás de vitórias e nunca param para escutar o coração. Deixe a introspecção, a medicação e a oração entrarem em sua vida. Elas são fontes que nunca secam.
Procure acordar cinco minutos mais cedo para refletir sobre sua vida e orar. Em casa, tenho um oratório. Ele me ajuda a contatar a luz e a lembrança da força divina que sempre me guiaram. Para mim, é absolutamente importante orar todos os dias, agradecer a meus antepassados e pedir bênçãos para as novas gerações.
Medite, ore. Existe um momento para agradecer o que você recebeu e o que vai receber. Um momento para estar em silêncio e ouvir a voz de sua consciência. Para pensar: "Deus é meu amigo, exatamente o melhor amigo para comemorar comigo". Reserve algum tempo para conversar com ele.
Quando você conversa com o Deus, sente sua proteção, sua orientação. Há muitos "eus" no mundo, muitos "meus", mas quando você se integra com a energia divina sente que nunca estará sozinho. A paz toma conta de você.
Medite sempre também. Meditar é um mergulho na própria alma. Sente-se num lugar confortável, relaxe e observe o que acontece dentro de você. Observe seus pensamentos, seus sentimentos e seus desejos silenciosamente, sem julgá-los. Os pensamentos que não dizem respeito a você desaparecem. O importante é reservar um tempo para recarregar a bateria. Reflita sobre o caminho que você está percorrendo. Não deixe nada destruir a sua felicidade.



* Roberto Shinyashikié psiquiatra, escritor e conferencista (www.shinyashiki.com.br)

Faixa de risco Uma queda dentro de casa

Idosos são mais vulneráveis ao traumatismo craniano

Por Maria Fernanda Schardong






Uma queda dentro de casa. Um evento sem danos aparentes que pode levar a problemas sérios. Nem sempre visível no momento da queda, o traumatismo crânio encefálico (TCE) é uma das principais causas de internação de idosos e pode causar danos ao funcionamento, metabolismo e ao fluxo sanguíneo do cérebro.



O professor da Faculdade de Ciências Médicas da Uerj, Max Carvalho, afirma que as consequências do trauma dependem do tipo, da extensão do tecido cerebral afetado e da localização das lesões. O TCE pode apresentar-se de duas maneiras: fechado ou penetrante. Na primeira, não existe fratura no crânio. Já na segunda, a gravidade é maior.



Os problemas pós-TCE são de três ordens: neurológicos (motores e sensitivos), cognitivos (perda da memória, dificuldades na concentração e atenção) e psiquiátricos. "Entre os principais problemas psiquiátricos estão as mudanças de personalidade, como irritabilidade, impulsividade, hiperatividade, instabilidade afetiva, juízo crítico prejudicado, apatia, explosões de raiva e comportamento violento”, afirma Carvalho.



Detectar um trauma como este é mais um obstáculo para quem sofre a lesão. O médico explica que, muitas vezes, exames superficiais não conseguem detectar o traumatismo. “É importante ressaltar que os indivíduos com importantes sequelas por TCE podem parecer estar clinicamente bem, mas somente exames e testes neuropsicológicos específicos podem determinar a verdadeira extensão do problema”, ressalta o professor.



Além de danos neurológicos e psiquiátricos, as complicações causadas pelo trauma afetam diretamente a autonomia e a qualidade de vida dos pacientes. Por isso, detectar a lesão é o primeiro passo para tratar o problema. “Nesta faixa etária é importante atentar ao histórico de quedas. Devemos levar em conta que o paciente pode não se lembrar do evento. Mudanças súbitas de comportamento devem levar à investigação de um possível TCE”, aconselha Max.



De uma simples perda da consciência até o suicídio. A idade é o grande inimigo do cérebro, uma vez que o tempo torna o órgão cada vez mais frágil. E em alguns casos, pode levar à morte. “A morte do paciente está ligada as complicações imediatas causadas pelo TCE, que são mais frequentes nos traumatismos mais graves, de alta velocidade, penetrantes e com danos cerebrais extensos. Desta forma, complicações cognitivas, motoras ou psiquiátricas levam a um aumento expressivo da mortalidade de pacientes idosos”, alerta o médico.



Segundo Max Carvalho, 21% dos casos de TCE em idosos são ocasionados por quedas. “Nesta faixa etária, as lesões causadas pelas quedas são mais graves. Portanto, a idade determina a maior vulnerabilidade à morte por parte desta população”, afirma ele. Além disso, doenças que afetam a locomoção, como o mal de Parkinson e a doença de Alzheimer, aumentam o risco de queda para quem já passou dos 60.



Cada caso uma sentença. O tratamento varia de acordo com a consequência do traumatismo. “Os tratamentos dependem do tipo de complicação observada. Os problemas cognitivos devem ser tratados por reabilitação cognitiva e fonoaudiológica. As complicações psiquiátricas devem ser tratadas por um psiquiatra habilitado a tratar pacientes idosos com lesões cerebrais, especialmente pelas complicações específicas do tratamento farmacológico neste grupo de pacientes.”, finaliza Max.






publicada em 31/07/2009

alguns esclarecimentos sobre mim

Resolvi criar este blog para colocar minhas opiniões pessoais sobre o sistema econômico no qual vivemos, o capitalismo que é praticamente uma unanimidade no mundo.
Primeiro cabe alguns esclarecimentos :

1. Não sou comunista.
2. Não sou economista, logo minhas opiniões são de leiga e pessoais.
3. Não acredito em sistemas revolucionários para mudar a situação do mundo.

No que acredito, com relação ao sistema econômico em que vivemos :

1. O Capitalismo está em um estágio muito destrutivo para a humanidade.
2. As mudanças devem começar por cada um de nós individualmente, se desejo combater o capitalismo, primeiro tenho que combater o capitalista que existe dentro de mim. impregnado em nós que devemos mudar as nossas estruturas mentais para nos desintoxicarmos dele.

Desta forma , além de conter uma critica ao capitalismo, que espero seja bem centrada e justa, também será o relato da minha luta com o meu eu capitalista.

Vamos ver no que vai dar, vamos chamar isso de um laboratório contra revolucionário pessoal... rsrsr.
Quem sou eu


Dona de casa; economista;
Visualizar meu perfil completo



Uma vida mais simples....
Quadrinhos para pensar.....
Resistência pacífica

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Como fugir de confusões

Tente sair de casa sempre com alguma antecedência, contando com imprevistos pelo caminho

Evite guiar quando estiver nervoso ou após uma discussão. Concentre-se em dirigir e resolva os outros problemas depois

Deixe o celular de lado enquanto estiver ao volante. Além de ser uma infração, falar enquanto se está dirigindo distrai e pode causar acidentes que sempre são fonte de discussão

Em vez de amaldiçoar o congestionamento, encontre maneiras de torná-lo menos maçante. Músicas e audiobooks ajudam a desanuviar os pensamentos

Buzinar milhares de vezes não vai fazer o trânsito fluir. Não manifeste sua raiva ferindo os ouvidos alheios

Pense em quantas vezes você já fechou alguém, se esqueceu de dar seta ou cometeu os erros que tanto o incomodam no tráfego

Respeite as leis de trânsito. Sinalizar ao mudar de faixa e evitar costurar são atitudes valiosas para não se envolver em brigas

Seja educado. Se pedirem passagem, dê. Não faça gestos obscenos nem diga palavrões. Evite dar luz alta na traseira dos carros

Não é preciso pegar os contatos do motorista que bateu em seu carro. Anote a placa do veículo e saia do local. Leve o número para uma base da Polícia Militar, que pode apontar o proprietário

Caso queira pegar o telefone do outro motorista, desobstrua a via e encoste o veículo em um local onde seja permitido estacionar


E se a briga começou...

Não encare o opositor. O olho no olho é visto como um sinal de provocação mútua
Evite discussões e siga seu caminho, ainda que lhe pareça injusto

Jamais responda a agressões no trânsito. Caso alguém o ameace, ligue para a Polícia Militar ( 190). Um policial vai orientá-lo e uma viatura pode ser enviada ao local

Ao menor sinal de desentendimento, aumente a distância em relação ao outro carro

Não freie nem faça manobras bruscas. Pode parecer uma afronta

Não caia em provocações. Tente entender que a outra pessoa também está com raiva

Peça desculpas, mesmo estando com a razão


Fontes: Maria Christina Lahr e Raquel Almqvist, psicólogas, e Polícia Militar do Estado de São Paulo

quinta-feira, 30 de julho de 2009

"A ARTE DE NÃO ADOECER"

"A ARTE DE NÃO ADOECER"

Se não quiser adoecer - Fale de seus sentimentos
Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna.
Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em câncer.
Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados.
O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia.

Se não quiser adoecer - Tome decisão
A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia.
A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões.
A história humana é feita de decisões.
Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.

Se não quiser adoecer - Busque soluções
Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos.
O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.

Se não quiser adoecer - Não viva de aparências
Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc., está acumulando toneladas de peso... uma estátua de bronze, mas com pés de barro.
Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz.
Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.

Se não quiser adoecer - Aceite-se
A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos.
Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável.
Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores.
Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.

Se não quiser adoecer - Confie
Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras.
Sem confiança, não há relacionamento.
A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus.

Se não quiser adoecer - Não viva sempre triste
O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa.
A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive.
"O bom humor nos salva das mãos do doutor". Alegria é saúde e terapia.

Aventura: Que fria! Na bagagem, coragem

Aventura: Que fria!
Bauruense planeja enfrentar - e superar - um desafio pra lá de arriscado: conhecer de moto a Patagônia no inverno
Gabriel Pelosi
Com sua motocicleta, Alexandre Munhoz de Freitas, 27 anos, já foi para o Deserto de Atacama, no Chile, para o Norte, Nordeste e o sertão brasileiro, para o Uruguai, Peru, Bolívia e Argentina. Mas desta vez, o técnico em eletrônica e estudante de geografia bauruense resolveu enfrentar durante o mês de julho um desafio um pouco mais complicado. Alexandre vai de moto para a Patagônia. Detalhe: no inverno.

A Patagônia é uma região ao extremo sul do continente americano que compreende o sul da Argentina e o sul do Chile. A região mais meridional do continente é conhecida como Terra do Fogo e é marcada pelos ventos que ocorrem em grande parte do ano, também o habitat de pinguins e leões-marinhos. Mesmo no verão, a temperatura pode chegar a -5ºC. No inverno, então, imagine só o quão frio pode ser a temperatura.

Mas, com uma moto trail de 660 cilindradas e 40 quilos de bagagem na garupa, o bauruense vai encarar o percurso de aproximadamente 14 mil quilômetros entre asfalto, cascalho e neve. O motivo? Ele usa o argumento de que a expedição servirá como conhecimentos que poderão ser aplicados no curso de geografia. De fato! Mas, simplesmente a paixão que o bauruense tem pelas duas rodas aliada à possibilidade de conhecer novas culturas já são suficientes para ele entrar em mais esse desafio.

Alexandre tem consciência dos perigos que envolvem uma viagem como essa. “No verão todo mundo vai. Quero ver como é o outro lado da história. Quero ver como é no inverno. Eu escolhi viajar nessa época porque é de desafios que gosto. Você está fazendo uma reportagem de um cara que está saindo para uma viagem, mas não sabe se ele irá voltar.”

O motociclista está programando a viagem para a Patagônia desde que voltou da expedição anterior, quando rodou mais de 10 mil quilômetros até o Amazonas, Peru, Bolívia e Argentina. A idéia inicial era fazer uma viagem para Venezuela, Colômbia e Equador, mas o aventureiro abortou a idéia motivado pelos problemas políticos e sociais que passam estes países. Ele preferiu encarar de moto a neve do sul do que possíveis atos de violência mais ao norte do continente.

Segundo Alexandre, a viagem custará cerca de 3.500 reais, entre combustível, alojamento e alimentação. A previsão é de que sejam consumidos 900 litros de gasolina. O tanque de 15 litros da moto dá autonomia de 250 quilômetros e Alexandre levará mais um galão reserva de 10 litros. “Estou prevendo gastar cerca de 55 reais por dia: 25 para dormir, 15 para almoçar e 15 para jantar”, deduz.
Na bagagem, coragem

Serão 40 quilos de equipamentos distribuídos na garupa da moto. Em escala de importância não está o pneu reserva, ferramentas ou barraca para camping. Alexandre elenca: “O que é mais importante levar na bagagem é a coragem, em primeiro lugar, e a preparação física em segundo. Depois vêm as ferramentas para manutenção rápida, pneu reserva, equipamento para camping, comida rápida, kit de primeiros socorros, telefones de consulados brasileiros, entre outros”. Além dos equipamentos indispensáveis já citados, Alexandre ainda levará máquina fotográfica, filmadora, GPS, uma caderneta como diário de bordo e o cartão de crédito para eventuais emergências.

Para a preparação física, Alexandre usa o moutain bike com os amigos. Já para a preparação psicológica, ele conta que está sempre lendo alguma coisa sobre quem já fez uma viagem parecida ou sobre os lugares que irá passar durante a aventura.


Imprevistos

Estar em uma região onde se conhece pouco pode causar surpresas ao viajante. De moto, os imprevistos têm proporções ainda maiores. Pode acontecer de furar um pneu, arrebentar a corrente, amassar a roda. “Posso estar em um lugar deserto e ter que empurrar a moto por quilômetros até encontrar um lugar para arrumar”, conta.

Mas o fato mais curioso que Alexandre já teve que enfrentar em viagens como essa foi o caráter duvidoso de algumas autoridades locais. “Em alguns lugares que passei, as autoridades procuram problemas na moto. Já chegaram a exigir extintor de incêndio, triângulo de sinalização e até saco mortuário. E exigem propina para liberar você para a viagem”, revela.

Alexandre viaja no dia 1º de julho e pretende percorrer os 14 mil quilômetros em 30 dias. Para viabilizar a viagem ele teve o apoio de AGT Eletromecânica, Gilfer, Oeste Vedações, Pro Market, Pako Color e Eletro Ponto.
___________________
Quem já esteve lá

É claro que uma viagem de moto é muito diferente da de carro. O médico Antônio Carlos Telles Nunes, membro do grupo de fotógrafos bauruenses Focopoint, já esteve na Patagônia em duas oportunidades. Na última, Telles Nunes foi de jipe, em 2001. “Eu acredito que a Patagônia seja uma das poucas regiões inóspitas do planeta”, diz.

O médico incentiva as pessoas a conhecerem a Patagônia, mas alerta, através da reportagem para que Alexandre tenha cuidado especial com o vento, que é muito forte na região. “É uma viagem fantástica. Vi muitos motoqueiros no caminho. Conversei com um rapaz que estava vindo de moto do Alaska, nos Estados Unidos, e ia até o Ushuaia. Acho que a única dificuldade que ele deve ter é com as rajadas de vento, que são muito fortes. Cheguei a ver carros tombados na estrada por conta do vento. Outro cuidado é com o combustível. Agora deve ter melhorado a infra-estrutura por lá, mas quando fui a grande dificuldade era encontrar postos de gasolina em algumas regiões”, come

10 coisas que eu destesto e 10 respostas que eu adoraria dar:

1.Acordar com telefone.
(Geralmente não é ninguém importante e a pessoa provavelmente irá perguntar se você estava durmindo.Sim,eu estava sonhando com o RODRIGO LOMBARDI ...satisfeito?)

2.Perguntas Indiscretas.
(Se eu nunca comentei sobre isso é por que provavelmente não é da sua conta.Se você cuidasse de um assunto social ou global de interesse mundial como cuida da minha vida,subiria um ponto no meu conceito.)

3.Chatice no MSN.
(Existem pessoas chatas.Existem pessoas muito chatas e existem um grupo peculiar:as pessoas chatas no MSN.É incrível como o chato sempre está on em qualquer circunstância e sempre fala com você imediatamente.Te bombardeia sem a chance de defesa.)

4.Criança mal-educada.
(Não é culpa da criança mas convenhamos que chatos de MSN devem ter sido crianças mal-educadas.Então isso é quase o mesmo tópico.)

5. Festas Familiares.
(Sua casa bagunçada + assuntos chatos + primos inconvenientes + copos quebrados+ sua cabeça explodindo e o que mais a sua festa familiar te proporcionar.)

6.Festas Familiares que não são da sua família.
(Peraí,se você saiu do conforto de seu lar para ir em uma festa dessas,sinto lhe informar:você acaba de embarcar em uma cilada monumental.Se for casa do namorado(a),pior...pois além de aturar e cumprimentar dezenas de pessoas estranhas (no sentido literal da palavra) que riem de coisas que você teria vontade de chorar,de tão sem graça,você ainda será reparado(a)e analisado(a).Desculpe baby,mas só amando muito.)

7.Falta de Privacidade.
(Isso nem deveria existir.Convenhamos.Meu sonho é ter um sistema de alarmes e infra-vermelho em volta do meu armário.Se tem dono,não pegue.Isso serve para proteger os nossos namorados também.E falta de privacidade do tipo ‘não existe um canto da minha casa onde eu possa ficar solitariamente só pelo simples fato de que eu NÃO gostaria de estar sendo observada’ é facilmente resolvida com uma bomba de efeito instantâneo que extermine qualquer vida em um raio de 200 km)

8.Trabalho em grupo.
(Grupo de falsos que você terá que carregar nas costas após ter feito todo o trabalho sozinho.Desculpe,meu grupo está completo,estou fazendo comigo mesma. =D)

9.Falta de educação.
(Por que isso é a raiz do problema da chatice de MSN.Vai ser mal educado com a sua mãe,pois ela merece por ter de educado mal.Plantamos o que colhemos. u.u)

10.Ser feita de imbecil.
(Please,não subestime a minha inteligência.Se for dar uma desculpa,que não seja esfarrapada,se ela for inteligente,pode ser que eu nem fique chateada,afinal originalidade é tudo.)
Postado por Lucinha às Domingo, Julho 26, 2009 0 comentários

Porque as flores insistem em nascer no velho jardim abandonado?

Porque as flores insistem em nascer no velho jardim abandonado? Porque o sol brilha mesmo quando o dia está nublado? Porque faz calor? Porque faz frio? Porque sinto esse vazio crescer, crescer e tomar conta de mim e de todo o meu ser? É uma porta que não abre e que se fecha, é a saudade que lateja e aperta é a falta de amor ou a sobra do mesmo amor? É o pagamento que venceu. É o balanço que não balança, é a vida que cobra sempre com a mesma dança, criança. É o medo que cresce no coração, é a saúde que faz falta, começando baixinho pelo amor ou a falta de. Me pergunto sem resposta: Porque no velho jardim abandonado as flores insistem em nascer? Eu não sei o porquê, só sei que quando as flores crescem nos jardins abandonados, suas pétalas se contaminam com a lama desses jardins, com a podridão das folhas mortas, com o desespero e com a escuridão Meu coração está tranquilo, mesmo estando em constante gritaria. Aprendi, durante secas e tormentos, a calar minha voz e escutar mais sabiamente o que grita a minha alma. Se não há mais nada a fazer, então talvez fique apenas com o lamento, a tristeza, a saudade e o meu imenso amor por ti.


o.
Postado por Lucinha às Domingo, Julho 26, 2009 0 comentários

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Amor é palavra usada e abusadaDr. Flávio

O amor é muito difícil de se encontrar.Quando acontece é maravilhoso,se vivido pelos dois.Causa muita angústia e sofrimento também,as pessoas pensam de forma diferente.Mas,quando ambos cedem cada qual um pouquinho,a harmonia se faz presente e o sentimento é vivido em sua plenitude.
Adorei a matéria! Amor como aconchego...troca...
Dr.Flávio sempre coerente em suas colocações. "Amor" palavra muito usada e pouco "sentido
No meu modo de pensar oAmor e semelhante a uma plantinha se vc. não cuidar não molhar não dar o alimento para ela crecer bonita ela vai minguando até morrer ,,,,,assim eoAMOR tem q. ter a troca a doação tem q. ser ambas partes,,,,,
Nem todos tem a capacidade de amar!... de explorar esse sentimento, de vivênciá-lo , o amor na minha visão é inexplicável porque o ser humano vive sempre em busca de fortes emoções,dos prazeres,da felicidade,do bem estar,mas do amor em especial não.

--------------------------------------------------------------------------------

Dr. Flávio te admiro como profissional...PARABÉNS!

Flávio Gikovate fala do sentimento por trás das palavras

Definições do amor
Pensamos por meio de palavras e frases. Em nosso processo de reflexão elas desempenham um papel semelhante ao dos números na matemática. Qualquer erro no uso das palavras determina um engano que, na seqüência dos pensamentos, tenderá a se amplificar e nos conduzirá a conclusões cada vez mais equivocadas.
Não se trata de insistir para que sejamos mais atentos ao significado das palavras que utilizamos apenas por purismo ou por um anseio perfeccionista. Trata-se de não utilizarmos mal nossa mente, já que ela funciona a partir das palavras, frases e suas conclusões que delas extraímos. Qualquer erro poderá ter conseqüências desastrosas para nosso futuro. O mais grave é que teremos cada vez mais dificuldade para detectar onde ele está, já que ele costuma se perder na cadeia das nossas reflexões.
A forma mais comum de engano no nosso sistema de pensamento deriva de usarmos uma mesma palavra com mais de um sentido. No caso em questão, a palavra é AMOR. Na linguagem coloquial, amor é usado como sinônimo de solidariedade, como amor por tudo e por todos aqueles que estão sobre a Terra.
"Eu te amo" é uma expressão usada por um sedutor que conheceu sua "vítima" há poucos minutos e deseja levá-la para a cama. Pessoas alegres e pouco criteriosas se dizem encantadas e amam com facilidade cada nova pessoa que conhecem. Uma pessoa egoísta empenhada em se mostrar feliz consigo mesma não titubeia em afirmar: "eu me amo". Estamos diante de diferentes usos da mesma palavra: uso equivocado, vazio, idealizado ou maroto. Usamos a palavra amor como o coringa em certos jogos: ela serve para todos os momentos e para todas as situações.

Amor é palavra usada e abusada.


É dita por quem tem alguma idéia acerca do seu significado e também por aqueles que a repetem apenas por imitação. Usa-se mais a palavra amor do que vive-se o sentimento. E quantas são as pessoas que se sentem felizes no amor? Pouquíssimas. E quem é capaz de definir o que seja o amor? Quase ninguém. E como podemos pretender nos dar bem nesse campo se não sabemos nem mesmo como conceituar o sentimento?
Peço licença para propor uma definição de amor. Sugiro que acompanhem com atenção a seqüência do pensamento para que possamos iniciar a desenrolar esse intrincado novelo de lã. A questão é fundamental, pois envolve emoções que nos são fundamentais e em torno das quais temos sofrido muito. Envolve também um exercício de reflexão, uma introdução à arte de pensar com rigor e precisão, condição importantíssima a ser respeitada quando pretendemos nos aprofundar em qualquer setor da nossa subjetividade - ao menos por aqueles que pretendam desenvolver uma vida íntima rica, gratificante e criativa.

*Flávio Gikovate é médico e psiquiatra, colaborador de diversoso jornais e revistas e autor de Falando de Amor e O amor nos anos 80.

Homens aos 50 que eles precisam saber para manter a saúde

Dez coisas que eles precisam saber para manter a saúde
da redação

Os homens também passam por mudanças depois dos 50 anos. Os hormônios também começam a dar sinais de queda. E, a partir daí, eles devem ter atenção redobrada para fugir e amenizar as consequências ocasionadas pela baixa nos hormônios.

Conhecer os sintomas, diagnosticar o problema, opções de tratamento, entre outras questões você confere abaixo, a partir das dúvidas que o Maisde50 relacionou. O endocrinologista Mário D’Amico esclarece as principais dúvidas e que fazem os homens perderem o sono.
O que muda para os homens depois dos 50 anos?
Eles passam por uma versão masculina da menopausa, e ocorre devido à diminuição do tamanho dos testículos e consequente queda da produção da testosterona (hormônio sexual masculino).

Quais são os sintomas?
Os sintomas são progressivos e vão depender do ritmo individual. Podem ocorrer impotência sexual, ejaculação precoce, perda da memória, queda da libido, nervosismo, insônia, perda de cabelo, diminuição da massa muscular, alterações no humor, doenças cardiovasculares e osteoporose. Nota-se também fadiga crônica, irritabilidade e baixa de autoestima, principalmente, devido aos sintomas relacionados à sexualidade.

Todos os homens passam por esse processo?
Não. Apesar das mudanças físicas e psicológicas devido à queda hormonal, nem todos apresentam os sintomas característicos. Isso só acontece com aqueles que têm uma diminuição mais expressiva dos níveis hormonais e, ainda assim, as manifestações são mais discretas e menos aparentes do que nas mulheres durante a menopausa.

Como diagnosticar o problema?
Além do quadro clínico, o diagnóstico se confirma através de alguns exames como teste de sangue (que mede a quantidade de testosterona), espermograma (que quantifica a produção de espermatozóides), densitometria (verificação da osteoporose), exame do toque e ecografia da próstata e abdome.

Fatores externos podem tornar o surgimento desses sintomas mais precoce?
Sim. Tabagismo, alcoolismo e maus hábitos alimentares são alguns desses fatores.

Existem tratamentos?
Assim como na menopausa, não há tratamento específico, mas existe uma forma de compensar a falta de testosterona através de reposição hormonal, com acompanhamento médico. A reposição hormonal pode ser feita através de comprimidos por via oral, adesivos para a pele, e injeção intramuscular. É bom lembrar que cada caso requer uma conduta individualizada.

Os 50 anos são de fato um marco?
Dados da literatura mundial mostram que os níveis hormonais têm baixa significativa a partir dos 45/50 anos de idade, sem que existam queixas clínicas correlacionadas. Mas isso vai depender de cada indivíduo.

Quais os cuidados que o homem deve adotar nesta fase da vida?
Evitar o sobrepeso, a obesidade e o sedentarismo, pois essas são as condições de partida para o armazenamento da gordura concentrada na cavidade abdominal, e esta gordura armazenada pode causar uma baixa da testosterona, além de liberar substâncias que têm poder irritativo e inflamatório nas paredes arteriais.

É preciso algum cuidado especial com a alimentação?
Sim. A dieta deve ser composta de alimentos com maior teor de sais e vitaminas (legumes, verduras e frutas), e deve haver diminuição da gordura e do açúcar.



A reposição hormonal tem efeitos colaterais?
Existem efeitos colaterais da reposição androgênica, que vai desde ao aumento de oleosidade da pele, acne, edemas por retenção hídrica, aumento na agressividade e piora em doenças prostáticas, ginecomastia, aumento das mamas e apneia do sono, entre outros. O tratamento, no entanto, com acompanhamento médico, melhora a qualidade de vida, com noção preventiva e danos mínimos.

Hábitos simples para controlar o colesterol

Receita do cardiologista

Por Andrea Guedes
Seu médico solicitou um exame e descobriu que seu colesterol está mais alto do que deveria? O problema é sério, requer atenção, mas é possível passar por ele sem muitos traumas. Desde que haja vontade, boa dose de disciplina e acompanhamento médico.

Retornar aos índices aceitáveis vai exigir um rigoroso controle da alimentação, exames periódicos e, dependendo do caso, pode ser necessário recorrer também a medicamentos. "O tratamento em si não é complicado. O difícil é fazer o paciente compreender que é preciso mudar todo o estilo de vida. Pois ou ele muda ou corre sérios riscos de ter um problema irreversível", alerta o médico especialista em cardiologia Miguel de Freitas, que atende pacientes no Rio de Janeiro.

Por que os índices de colesterol assustam tanto? O colesterol é a gordura presente no sangue e é muito importante para o funcionamento do organismo. Existem, no entanto, o colesterol bom e o ruim. Respectivamente o HDL e o LDL. Cerca de 70% do colesterol presente em nosso corpo é produzido pelo fígado e encontra-se em sua maioria na búlis.

O HDL é de alta densidade, enquanto o LDL possui densidade baixa. É aí que está a diferença: o colesterol bom não é absorvido pelas células, e ainda ajuda a retirar o excesso do mesmo. Já o LDL surte o efeito inverso, sendo extremamente perigoso.

Entre as causas do descompasso estão a predisposição hereditária para o colesterol alto, a obesidade, o sedentarismo, uma alimentação rica em gorduras saturadas e pobre em gorduras poliinsaturadas (óleos vegetais) e fibras. A baixa concentração de hormônios tireóides e a diabetes não controlada também contribuem para o problema.

Os conselhos, portanto, vão na linha inversa. "Prefira sempre as carnes brancas às vermelhas, não economize em frutas, verduras e legumes, evite o cigarro e as bebidas alcóolicas. E, por fim, mantenha o peso ideal e faça exercícios físicos", recomenda o cardiologista, que reforça a necessidade de uma avaliação mais precisa e cuidadosa de cada caso. "Isso, só um médico pode fazer", conclui.

Passo Invisíveis

O desperdício tanto de alimentos quanto de espaço físico infelizmente é uma realidade que assombra o mundo. Porto Alegre, capital da qualidade de vida, esconde por trás de seus parques e shoppings luxuosos uma camada de pessoas vivendo abaixo das linhas da pobreza, as quais poderiam ter uma vida digna se todos os recursos da cidade fossem usados corretamente.
Porto Alegre possui 13012 imóveis públicos desocupados, segundo dados da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos em contrapartida há 1206 moradores de rua, segundo a FASC, e esses números só aumentam se formos falar em pessoas que possuem moradia, mas vivem abaixo da linha da pobreza. Rogério kreiquis Fagundes faz parte das 87 mil famílias porto alegrenses que possuem um lugar para dormir, mas não se alimenta corretamente em função da falta de recursos, (dados do Bando de Alimentos de Porto Alegre). Fagundes há sete anos viu sua vida mudar, com os primeiros sinais de tremores no corpo, era a epilepsia uma doença caracterizada pelos sinais elétricos incorretos do cérebro. Após o diagnóstico Fagundes sofreu um atropelamento que o obrigou a usar bengalas e o afastou definitivamente da sua profissão de pintor de casas. Devido às adversidades Fagundes não desanimou e fez o que estava ao seu alcance para se sustentar e ajudar a irmã portadora de câncer, com a qual ele mora. Fagundes passou a pedir esmolas no centro de Porto Alegre, chuva ou sol, lá está ele na Avenida Otávio Rocha, sentado na calçada com suas muletas e uma bíblia pedindo uma moeda ou um simples sorriso. “As pessoas passam e fazem de conta que eu não existo, me tratam pior que um cachorro, não precisam me dar dinheiro, mas podiam pelo menos olhar nos meus olhos.” Desabafa Fagundes. O ex – pintor se diz muito descontente com o desperdício que ocorre na capital gaúcha, tento consciência de que o que as pessoas colocam no lixo poderia servir de alimento para ele e a irmã. Para Fagundes os governantes são os principais responsáveis por essa realidade. “O governo não se preocupa com a gente, eles não tem Deus no coração, por isso fazem leis como a que puni os donos de restaurantes que doam comida para as pessoas.” Fagundes está se referindo a lei 3.071, feita em 1916, a qual prevê pena de até cinco anos para quem doa uma refeição pronta, se essa prejudicar a pessoa que recebeu o alimento.

Em um país onde, segundo o IBGE, 14 milhões de pessoas passam fome, é inaceitável existir uma lei que iniba a doação de alimentos. O governo afirma que essa ação é para proteger povo. Mas e os 1.206 moradores de rua de Porto Alegre quem está protegendo? As 86 mil famílias que passam fome na capital gaúcha todos os dias, quem está protegendo? Fagundes acredita que a proteção vem dos céus. “Ninguém nunca me deu nada nessa vida, nem um governador me deu um cobertor, perguntou se eu tava com frio ou com fome, mas Deus está comigo”. Ele completa citanda uma passagem da Bíblia. “Um dia Maria chorou em frente a cruz e Jesus perguntou para ela. Porque choras se eu estou aqui. Jesus está aqui comigo e por isso eu sou muito feliz”.
Em contra partida a todas as necessidades do povo brasileiro 160 toneladas de alimentos são postas no lixo, segundo o DMLU. Tentando reverter esses números e mostrando que com boa vontade e organização é possível ajudar, o Mesa Brasil Sesc. importou uma idéia dos EUA, a qual foi posta em prática em São Paulo e hoje atua em todos os estados do Brasil. Segundo o gerente do Sesc Comunidade Alexante Daré, “a idéia exatamente era procurar em lojas e mercados alimentos que tenham data de validade curta ou que não apresentem mais valor comercial e distribuir esses alimentos para as instituições cadastradas no programa.” Para garantir a segurança de quem recebe as doações o Mesa Brasil, recebe apenas alimentos não preparados. As entidades assistenciais filantrópicas que desejam receber doações do Mesa Brasil precisam atender crianças, adultos ou idosos, e desenvolver ações sociais e educacionais. Entre as vantagens para as empresas que participam através de doações está a isenção do ICMS, diminuição de custos com operações de logística e eliminação de produtos sem valor comercial.
Além das doações de alimentos o Mesa Brasil, também se preocupa com o lado educacional visando diminuir o desperdício de alimentos, Daré citou um exemplo para explicar como o Mesa Brasil atua, “há cerca de dois meses nós recebemos cerca de 60 toneladas de farinha de mandioca, as cozinheiras não sabiam o que preparar com o mantimento, então nós desenvolvemos oficinas mostrando pratos variados que poderiam ser feitos com a farinha de mandioca.”
Tendo em vista as necessidades da população sabemos que ainda há muito a ser feito, porém ao nos deparamos com iniciativas como a do Mesa Brasil Sesc, podemos observar que os governantes estão dando alguns passos para a solução do problema, mesmo que sejam passos como os de Jorge Fagundes, que em função da epilepsia e do distúrbio nas pernas demora cerca de 40 minutos para cruzar uma quadra.

domingo, 26 de julho de 2009

Boa Digestão

Boa digestão Aprenda a montar o prato ideal e evite indisposições após as refeições







Fibras, indiscutivelmente são a palavra de ordem quando o assunto é saúde digestiva. Mas, afinal, o que são fibras? Por definição, fibras são as paredes celulares dos vegetais. Donde se conclui, que as fontes de fibras são aqueles alimentos de origem vegetal tais como folhas, legumes, brotos, frutas, cereais integrais (arroz integral, trigo integral e seus derivados, aveia, etc), leguminosas (feijões, lentilha, ervilha, grão de bico, soja, fava), oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, etc) e sementes de gergelim, girassol, abóbora, linhaça.


As fibras são o alimento para as bactérias benéficas ao intestino. Bactérias no intestino? Sim, é isso mesmo! Somos hospedeiros de trilhões e trilhões de microorganismos que nos fazem maravilhas. Quer ver? Eles formam vitaminas – todas as do complexo B e também a vitamina K dão uma enorme força ao sistema imunológico –, que são o nosso escudo protetor contra doenças fabricam enzimas que ajudam a desintoxicar o organismo e auxiliam na digestão e absorção dos alimentos que ingerimos.
Um sistema digestivo íntegro é um dos pontos mais importantes para a saúde do corpo inteiro. Ele contribui muito mais para a nossa saúde do que podemos supor. Com uma digestão saudável, teremos uma boa nutrição, uma vez que é por ali que os nutrientes e nutracêuticos que ingerimos passam para a corrente sanguínea e podem chegar às células que os esperam para realizar seu trabalho. Estando bem nutridos, diminuímos drasticamente a chance de desenvolver doenças. Além disso, também raciocinamos melhor e temos mais energia para as atividades diárias quando nosso trato digestivo vai bem.
Portanto, devemos usar e abusar de vegetais e frutas frescas em nosso dia-a-dia, lembrando de incluí-los em todas as refeições, da primeira à última. Alguns deles de forma variada e colorida (quanto mais variado e colorido, mais nutrientes e nutracêuticos diferentes você receberá).
Vale ressaltar que, quando não há intolerância ao leite e seus derivados (intolerância à lactose), é interessante acrescentar à dieta o iogurte natural de boa qualidade, afinal, ele fornecerá bactérias benéficas para os nossos intestinos.


*Luciana Ayer é nutricionista 20/06/09 de Lucinha
Postado por Lucinha às Terça-feira, Junho 30, 2009 0 comentários

A importancia do Leite

Qual a quantidade de cálcio que o feto acumula durante a gravidez?
Um nutriente importante para gestação é o cálcio. O feto acumula durante as 40 semanas de
gestação cerca 30 g de cálcio
A maior parte deste acúmulo de cálcio acontece no final da gravidez. O aporte adequado do
mineral garante uma maior densidade óssea para o bebê e previne a osteomolácia da mãe, um defeito na mineralização dos ossos.

Ganache é um creme de chocolate preparado com dois ingredientes: creme de leite e chocolate.
Isso mesmo e que delícia. Preparado com proporções semelhantes entre chocolate e creme de leite
e usado para cobrir ou rechear bolos, servir com frutas, base para docinhos ou sorvete e
para recheio de cheesecake.

O arroz é um alimento rico em carboidratos, que está na forma de amido. Cozido com leite
ganha cálcio, tornando-o, ainda, mais, nutritivo.
Isso mesmo. A principal função do arroz é o aporte energético oriundo do carboidrato, que é
seu principal nutriente. Possui também proteínas, minerais e vitaminas do complexo B.

O que se ganha ao incorporar na alimentação diária soja e leite?
É sim um dupla, mas contra a menopausa. A soja tem boas doses de genisteína, um fitoestrógeno, espécie de hormônio vegetal semelhante ao hormônio feminino, que ajudam a diminuir sintomas da menopausa. Já o leite é a melhor fonte natural de cálcio. Nutriente essencial para manter a estrutura óssea.

É possível cozinhar o arroz no leite?
. Esta é uma dica saudável para o preparo do arroz. Isso enriquece a preparação com mais
proteina
e minerais, em especial o cálcio. Para cozinhar o arroz no leite a proporção é de 1:3, ou seja, uma porção de arroz e três de leite. Para variar adicione leite batido com legumes ou com ervas.
Só é possível se for leite desnatado. Assim o arroz pode ser cozido.


Os alimentos lácteos e as carnes contêm quantidades insignificantes de ácidos graxos trans.
As maiores fontes são as margarinas, recheio de biscoitos, alimentos fritos em gordura
hidrogenada, pães industrializados. O melhor mesmo é atentar para a tabela nutricional de
alimentos. Sendo assim, não cabe à gordura do leite a culpa pelo risco do desenvolvimento de
doenças cardiovasculares Qual a dose diária de cálcio recomendada durante a gravidez?
Durante a gestação recomenda 1.000 mg (ou 1 g) de cálcio diário.
Vale lembrar, que a absorção do cálcio de alimentos lácteos (leite, iogurte, queijo e coalhada) tem melhor aproveitamento do que a de suplementação medicamentosa.


Qual a melhor variedade de batata para preparar purê com leite?

Cada preparação exige uma variedade de batata, garantindo melhor resultado. A batata de polpa
mais compacta e amarela é melhor para amassar. A batata de polpa branca e farinhosa é mais
indicada para fazer purê, que fica melhor ainda quando elas são cozidas com leite.

O que acontece quando não é feito a primeira refeição do dia?

Com as reservas de energia em baixa, é comum faltar pique para realizar as tarefas ao longo
do dia. Por incrível que pareça, muita gente não relaciona a pouca disposição a falta do
café-da-manhã. É justamente no momento do despertar que precisamos de alimentos que funcionam
como combustíveis para o corpo.

Para prevenir hipertensão na gravidez qual a dose diária de cálcio?

A dose diária recomendada para esta situação é de 2 g de cálcio por dia.
Esta é outra importante contribuição do cálcio para as gestantes. Neste caso é preciso
complementar o cãlcio o oriundo da alimentação com suplemento medicamentoso.


Por que é necessário ter uma refeição logo pela manhã?
Porque ao acordar o organismo está em jejum e é preciso abastecê-lo para começar o dia.
Isso mesmo na hora em que despertamos e saímos da cama, em geral passamos uma boa quantidade de
horas em jejum absoluto. O estômago normalmente está vazio e, se não dá sinal imediato de fome, irá fazê-lo dentro em breve, sinalizando que o corpo precisa de energia.