domingo, 26 de julho de 2009

Boa Digestão

Boa digestão Aprenda a montar o prato ideal e evite indisposições após as refeições







Fibras, indiscutivelmente são a palavra de ordem quando o assunto é saúde digestiva. Mas, afinal, o que são fibras? Por definição, fibras são as paredes celulares dos vegetais. Donde se conclui, que as fontes de fibras são aqueles alimentos de origem vegetal tais como folhas, legumes, brotos, frutas, cereais integrais (arroz integral, trigo integral e seus derivados, aveia, etc), leguminosas (feijões, lentilha, ervilha, grão de bico, soja, fava), oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, etc) e sementes de gergelim, girassol, abóbora, linhaça.


As fibras são o alimento para as bactérias benéficas ao intestino. Bactérias no intestino? Sim, é isso mesmo! Somos hospedeiros de trilhões e trilhões de microorganismos que nos fazem maravilhas. Quer ver? Eles formam vitaminas – todas as do complexo B e também a vitamina K dão uma enorme força ao sistema imunológico –, que são o nosso escudo protetor contra doenças fabricam enzimas que ajudam a desintoxicar o organismo e auxiliam na digestão e absorção dos alimentos que ingerimos.
Um sistema digestivo íntegro é um dos pontos mais importantes para a saúde do corpo inteiro. Ele contribui muito mais para a nossa saúde do que podemos supor. Com uma digestão saudável, teremos uma boa nutrição, uma vez que é por ali que os nutrientes e nutracêuticos que ingerimos passam para a corrente sanguínea e podem chegar às células que os esperam para realizar seu trabalho. Estando bem nutridos, diminuímos drasticamente a chance de desenvolver doenças. Além disso, também raciocinamos melhor e temos mais energia para as atividades diárias quando nosso trato digestivo vai bem.
Portanto, devemos usar e abusar de vegetais e frutas frescas em nosso dia-a-dia, lembrando de incluí-los em todas as refeições, da primeira à última. Alguns deles de forma variada e colorida (quanto mais variado e colorido, mais nutrientes e nutracêuticos diferentes você receberá).
Vale ressaltar que, quando não há intolerância ao leite e seus derivados (intolerância à lactose), é interessante acrescentar à dieta o iogurte natural de boa qualidade, afinal, ele fornecerá bactérias benéficas para os nossos intestinos.


*Luciana Ayer é nutricionista 20/06/09 de Lucinha
Postado por Lucinha às Terça-feira, Junho 30, 2009 0 comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário