domingo, 7 de março de 2010

BRASIL LANÇA HORA DO PLANETA 2010

No sábado, 27 de março, entre 20h30 e 21h30 (hora de Brasília), o Brasil participa oficialmente da Hora do Planeta. Das moradias mais simples aos maiores monumentos, as luzes serão apagadas por uma hora, para mostrar aos líderes mundiais nossa preocupação com o aquecimento global

A Hora do Planeta começou em 2007, apenas em Sidney, na Austrália. Em 2008, 371 cidades participaram. No ano passado, quando o Brasil participou pela primeira vez, o movimento superou todas as expectativas. Centenas de milhões de pessoas em mais de 4 mil cidades de 88 países apagaram as luzes. Monumentos e locais simbólicos, como a Torre Eiffel, o Coliseu e a Times Square, além do Cristo Redentor, o Congresso Nacional e outros ficaram uma hora no escuro. Além disso, artistas, atletas e apresentadores famosos ajudaram voluntariamente na campanha de mobilização.

Em 2010, com a sua participação, vamos fazer uma Hora do Planeta ainda mais fantástica!

Existem diversas formas de participação. A primeira delas é se cadastrar.O cadastro dos participantes é a principal maneira que temos de avaliar quantas pessoas apagaram as luzes.    Os participantes brasileiros serão somados com os de outros países, formando uma grande corrente pelo futuro do planeta. Os nomes das empresas cadastradas vão aparecer na página Apoiadores neste site.
O próximo passo é espalhar a mensagem da Hora do Planeta para o maior número possível de pessoas. Convide familiares, amigos, colegas e membros da sua comunidade para participarem também
Se você utiliza as mídias sociais, como Orkut, Twitter, Youtube e Facebook, use essas ferramentas para falar com os seus amigos. Publique as notícias sobre a Hora do Planeta produzidas pelo WWF-Brasil. Dê o link para vídeos e fotos sobre o movimento postados na internet.www.earthhour.org
O WWF-Brasil anunciou hoje, no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, o lançamento da Hora do Planeta 2010, movimento mundial de alerta contra o aquecimento global. Em sua segunda edição no Brasil, o evento, conhecido globalmente como Earth Hour, ocorrerá em 27 de março, das 20h30 às 21h30, e terá o Rio de Janeiro como cidade-sede nacional.
Além do Cristo Redentor e da Praia de Copacabana, que tiveram suas luzes apagadas em 2009, a Prefeitura Rio do Janeiro também irá desligar os refletores do Arpoador e da Igreja Nossa Senhora da Penha, levando o evento para a Zona Norte da cidade. A Prefeitura também contatará o Exército para incluir o Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo, na lista dos ícones cariocas que participarão da Hora do Planeta. Além desses, também já estão confirmadas as participações do morro do Pão de Açúcar, da Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz - e do Jockey Club Brasileiro. Além de desligar monumentos da cidade, a prefeitura vai envolver a Secretaria Municipal de Educação, levando a mensagem da Hora do Planeta para mais de 800 mil crianças de cerca de mil escolas da rede municipal de ensino.
Com o patrocínio da Coca-Cola Brasil, do HSBC, da TIM e do Walmart Brasil, a Hora do Planeta, e pretende contar com a adesão de mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Durante o lançamento, o Secretário Municipal de Conservação e Serviços Públicos do Rio de Janeiro, Carlos Roberto Osório, que representou o prefeito Eduardo Paes, anunciou quais monumentos cariocas serão apagados na noite da Hora do Planeta e transmitiu o entusiasmo do Prefeito com a escolha, por mais uma vez, do Rio como cidade-sede do evento no País. “O Rio vai se envolver tremendamente na Hora do Planeta. Queremos bater recordes e ser uma das cidades com mais adesões em todo o mundo; vamos dar um show”, adianta o secretário, acrescentando que o Rio tem como objetivo se firmar enquanto líder, para o País e para a América do Sul, na questão da sustentabilidade.
Para o País, a expectativa do WWF-Brasil é de aumentar o número de 113 cidades que aderiram à Hora do Planeta em 2009. Segundo Álvaro de Souza, presidente do Conselho Diretor do WWF-Brasil, “a intenção do ato simbólico de apagar as luzes ajuda a criar uma verdadeira onda de conscientização e mobilização da sociedade em relação ao aquecimento global. Só não vê as mudanças climáticas quem não quer. O planeta e o clima estão mudando, e por nossa culpa. Soluções sustentáveis a longo prazo devem ser tomadas e efetivamente implementadas. Isso é responsabilidade de todos”, alerta Álvaro de Souza.
O apoio do governo federal à Hora do Planeta foi confirmado por meio de depoimento em vídeo do Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Segundo ele, a iniciativa faz parte do Plano de Mudanças Climáticas do Ministério. “Um simples gesto de desligar pode acender uma luz de alerta para o planeta”, disse o Ministro.
Na ocasião, o WWF-Brasil apresentou a campanha publicitária desenvolvida voluntariamente pela agência Leo Burnett, que consta do filme “Superpoderes”, peças impressas e spots de rádios. A veiculação da campanha será teve início nesta semana e em breve estará nos principais meios de comunicação de massa do País
Além do presidente do Conselho Diretor do WWF-Brasil, Álvaro de Souza, do Secretário Municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, e da Secretária-Geral do WWF-Brasil, Denise Hamú, também participaram da solenidade os representantes dos patrocinadores da Hora do Planeta no Brasil - Marco Simões, vice-presidente de comunicação e sustentabilidade da Coca-Cola Brasil; Mauricio Bacellar, diretor de Comunicação e Sustentabilidade da TIM; Fernando Moreira, CEO do HSBC Seguros (Brasil) S.A.; e Christianne Urioste, diretora de Sustentabilidade do Walmart Brasil –, que falaram sobre as ações que suas empresas desenvolverão para a Hora do Planeta (abaixo)
No Ano Internacional da Biodiversidade, o objetivo da Hora do Planeta no Brasil é conscientizar a sociedade sobre a importância da conservação e recuperação das matas, florestas e recursos hídricos nacionais como forma de proteção e adaptação contra as mudanças climáticas, bem como para reduzir emissões de gases do efeito estufa causadas pelo desmatamento.
Em 2009, milhões de brasileiros apagaram suas luzes e mostraram sua preocupação com o aquecimento global. No total, 113 cidades do País, incluindo 13 capitais, participaram da Hora do Planeta no ano passado. Ícones como o Cristo Redentor, a Ponte Estaiada, o Congresso Nacional e o Teatro Amazonas ficaram no escuro por sessenta minutos. No mundo, 4088 cidades de 88 países aderiram ao movimento na última edição.
A mobilização para o evento já começou, por meio do site www.horadoplaneta.org.br, onde cidadãos, empresas e organizações brasileiras podem fazer seu cadastro, deixar seu comentário e obter mais informações sobre o movimento. O WWF-Brasil também já está em contato com as principais capitais e cidades brasileiras para a realização do evento.
“A Hora do Planeta é um movimento de todos nós. Ela une cidades, empresas e indivíduos para demonstrar às lideranças mundiais - e, principalmente, para mostrar uns aos outros - que queremos uma solução contra o aquecimento global. É uma oportunidade única para nós, brasileiros, de nos unirmos com a comunidade global em uma única voz para combater as mudanças climáticas”, acrescenta Denise Hamú, secretária-geral do WWF-Brasil.
O lançamento mundial da Hora do Planeta 2010 ocorreu em Chengdu – primeira cidade da China a assumir o compromisso de apagar as luzes no dia 27 de março – e cidade natal da ursa panda Mei Lan, Embaixadora Mundial do movimento. Os pandas gigantes, símbolos da Rede WWF, habitam Chengdu há mais de 8 milhões de anos. O papel de Mei Lan como embaixadora poderá ser acompanhado pelos sites www.twitter.com/earthhour e http://www.earthhour.org/.
Patrocinadores da Hora do Planeta no Brasil.
Neste ano, o WWF-Brasil conseguiu o apoio de quatro grandes empresas como patrocinadores. Coca-Cola Brasil, HSBC, Tim e Walmart Brasil, se comprometeram com a promoção da Hora do Planeta, realizando eventos, campanhas de conscientização e ações de comunicação para diferentes públicos.
Coca-Cola Brasil - A sustentabilidade é um compromisso para Coca-Cola Brasil, refletindo na forma como a empresa e seus 16 fabricantes, além de Del Valle e Leão Junior, lidam com pessoas e com o meio ambiente. Como patrocinadora do maior movimento mundial de conscientização contra o Aquecimento Global, a Coca-Cola Brasil irá realizar o evento Nacional da Campanha Hora do Planeta 2010 na cidade do Rio de Janeiro. Ela reunirá parceiros, funcionários, políticos e personalidades para, juntos, apagarem as luzes por uma hora em prol de um mundo mais sustentável e consciente
HSBC - O HSBC atua de maneira alinhada com os princípios da sustentabilidade em todos os 86 países em que se faz presente. Significa gerenciar seus negócios buscando perenidade e sucesso financeiro em longo prazo, colaborando para o desenvolvimento social e econômico das comunidades onde está presente e para a conservação do Meio Ambiente. Para a Hora do Planeta, o HSBC pretende juntar esforços e a participação de colaboradores, fornecedores e clientes como forma de alertar as pessoas para a questão do aquecimento global.
TIM - A TIM decidiu ir além do patrocínio e colocou a sua infraestrutura de comunicação a serviço da Hora do Planeta. A empresa preparou uma campanha de mobilização com três ondas de mensagens de texto (SMS) convidando 14 milhões de seus clientes a aderirem ao movimento. Além disso, a operadora – que, no fim de 2009, foi listada pelo segundo ano consecutivo no Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores de São Paulo – também utilizará seu site e perfil no Twitter para mobilizar clientes, direcioná-los para o hotsite da Hora do Planeta e fazer a contagem regressiva para o Dia D
Walmart Brasil - O Walmart Brasil vai apagar os letreiros, fachadas e áreas administrativas de suas 436 lojas no Brasil durante a Hora do Planeta. Além disso, vai reduzir a iluminação da área de venda das unidades em 30% e estimular que seus 80.000 funcionários apaguem as lâmpadas de suas residências no período. Para os clientes, a divulgação da Hora do Planeta será feita por meio das TVs e rádios das lojas físicas e de hotsite na loja virtual www.walmart.com.br.

O Burj Khalifa, edifício mais alto do mundo, localizado em Dubai, vai ficar no escuro durante a Hora do Planeta 2010. As luzes de 160 andares do maior arranha-céu construído pelo homem vão ser desligadas para defender a vida na Terra.

Até agora, seis entre os dez edifícios mais altos do mundo estão confirmados para a mobilização deste ano.

Estes ícones com certeza vão ajudar na divulgação da Hora do Planeta
Divulgue a Hora do Planeta para quem você conhece. Esta causa também é sua.

Hora do Planeta terá atividades em marcos de referência mundial


para enfrentar as mudanças climáticas
A ponte Golden Gate, a roda gigante London Eye, a Montanha da Mesa na Cidade do Cabo e o edifício Tapei 101 terão suas luzes desligadas durante a Hora do Planeta 2010
75 marcos de referência em todo o mundo já estão inscritos para liderar uma manifestação mundial para enfrentar as mudanças climáticas
Brasília, 22 de fevereiro de 2010 - Ícones mundiais terão suas luzes desligadas durante a Hora do Planeta 2010, unindo-se a centenas de milhões de pessoas em todos os continentes que estão comprometidas com uma solução para a questão do aquecimento global.
Às 20h30min de sábado, 27 de março, alguns dos monumentos emblemáticos mundiais mais famosos, que simbolizam a esperança, a paz, o esforço humano de realização e a beleza natural, ficarão mergulhados no escuro durante a Hora do Planeta. Será uma sinalização poderosa da determinação incansável da comunidade mundial de reagir contra a ameaça das mudanças climáticas
A Torre CN em Toronto, a Montanha da Mesa na Cidade do Cabo, o Grande Palácio Real em Bangkok e o segundo edifício mais alto do mundo - Tapei 101 - ficarão no escuro durante a Hora do Planeta. Enquanto isso, nos Estados Unidos, outros monumentos mundialmente famosos -- entre os quais estão a ponte Golden Gate de São Francisco, o edifício do Empire State em Nova Iorque, o memorial do Monte Rushmore (Dakota do Sul) e até mesmo as luzes de Las Vegas -- serão desligados para demonstrar, de forma inequívoca, uma ação para enfrentar as mudanças climáticas numa das nações mais relevantes para o cenário climático
Algumas das maiores metrópoles mundiais irão desligar o interruptor de energia elétrica em seus pontos turísticos característicos, de forma a enfatizar sua dedicação ao desenvolvimento sustentável e sua adesão às práticas de baixo carbono, no que se unem a seus cidadãos.
Em Londres, as luzes serão reduzidas na famosa roda gigante London Eye (o olho de Londres), e completamente apagadas no anúncio da Coca-Cola na praça do Piccadilly Circus. Isso servirá para enfatizar a resolução de seus habitantes, empresas e governos locais de adotar providências contra as mudanças climáticas.
Hiroshima será a primeira cidade japonesa a demonstrar seu compromisso com essa atividade climática mundial. Para isso, as luzes do célebre Memorial da Paz serão apagadas exatamente às 20h30min em 27 de março.
Essas ações realizadas por cidades de todo o mundo e por seus moradores são fundamentais para levar a resolução em favor do baixo carbono até a questão das mudanças climáticas, disse Andy Ridley, co-fundador da iniciativa e diretor executivo da Hora do Planeta.
"O C40 (grupo de cidades líderes comprometidas com o combate às mudanças climáticas) sugere que as cidades são responsáveis por até 75% das emissões mundiais de carbono; portanto, é absolutamente vital o papel das cidades na abordagem daquilo que é hoje, inequivocamente, a maior ameaça ao planeta,", declarou Andy Ridley.*
"Ao desligar as luzes em seus pontos de referência na Hora do Planeta, as cidades refletem as aspirações de seus cidadãos enquanto uma comunidade que decidiu agir contra o aquecimento mundial", concluiu.
Brasil 2010

As adesões para a Hora do Planeta já estão sendo registradas no www.horadoplaneta.org.br .
O Brasil participará pelo segundo ano consecutivo na Hora do Planeta. Prefeituras das capitais e de muncípios, empresas e cidadãos estão convidadas a se engajar na Hora do Planeta
Em 2009, os brasileiros engajaram-se ativamente nas cidades ou organizando eventos ou participando pela internet. Em todo o país aderiram ao movimento, 113 cidades, 1.167 empresas e 527 organizações, além de milhares de cidadãos.
A Hora do Planeta 2010 está sendo preparada para ser um momento marcante no aquecimento global e mostrar ao mundo o que pode ser feito. Não deixe de participar. Cadastre-se no site e faça a sua Hora do Planeta.