segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Especial: Dia da árvore

Especial: Dia da árvore

20-09-2010

No dia 21 de setembro é comemorado o dia da árvore. As árvores são plantas que possuem um caule lenhoso e são constituídas de raiz, caule, folha, flor, fruto e sementes. Elas são um elemento de suma importância para a vida humana pois fornecem o ar que respiramos, frutas para alimentação, madeira para construção de móveis e outros objetos, remédios e também celulose, que é a matéria prima do papel. Além disso, as árvores servem como moradia e fonte de alimentos para outros seres vivos e ajudam a regular a temperatura do planeta. No Brasil encontramos diversas espécies como a aroeira, bambu, cafeeiro, cajueiro, castanheira, cedro, cerejeira, coqueiro, imbuia, ipê, jacarandá, jatobá, juazeiro, mogno, nogueira, oliveira, pau-brasil, pinus, salgueiro, sapucaia, seringueira e umbuzeiro.


Pensando em plantar uma árvore? Confira as dicas do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) para o plantio de árvores:
1) Cave um buraco com pelo menos o dobro da largura da raiz para que ela possa crescer. Tire a árvore do coitainer em que se encontra, com cuidado corte as raízes quebradas e devagar tire a planta do saco ou vaso em que se encontra.
2) Coloque a árvore no buraco em que será plantada. Levante sempre a árvore pela raiz e nunca pelo tronco. Espalhe as pontas da raiz para fora. Evite plantar a árvore muito fundo. Tenha certeza de que a linha do solo da árvore nova esteja mais alta que a superfície do buraco que a envolve.
3) Jogue um pouco de terra no buraco da planta. Cheque a profundidade e ajuste se necessário. Confirme que a planta está reta. Encha o buraco suavemente mas com firmeza. Dê tapinhas no solo envolta da base da raiz.
4) Não é recomendado usar fertilizante na hora do plantio. Ágüe a nova planta minuciosamente com um regador não muito forte para assentar o solo. Não estaque a árvore. Quanto mais rápido ela puder se manter sozinha, mais rápido se tornará forte.
5) Forneça cuidados prévios. Proteja a árvore de pestes e doenças removendo plantas próximas que possam afetá-la. Remova ervas daninhas uma vez que estas competirão com com a raiz por ar e nutrientes. Proteja a árvore para que ela não seja destruída por animais.
6) Se possível, plante as árvores de forma que elas não compitam por ar e nutrientes do solo e que o crescimento dos galhos seja encorajado. Cuidado com situações de seca, forneça água se necessário, especialmente durante os primeiros meses. Cuidado com o amarelamento da folhas. Mantenha sempre boa circulação de ar cortando galhos para que cresçam melhor e para evitar pestes e doenças.




Com informações do PNUMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário