segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Chá Verde – Um santo remédio

O costume de beber chá verde veio da China por volta de 800 d.C. A utilização do chá começou quando os monges budistas foram para a China estudar, e de lá retornaram para o Japão trazendo chá com a concepção de ser uma bebida medicinal. Na era Kamakura (1191-1333) o monge Eisai destacou em seu livro “Mantendo a saúde bebendo chá” (1211) os efeitos benéficos desta bebida: “O chá tem um poder miraculoso de prolongar a vida. Onde quer que se cultive chá, longa vida esta pessoa terá”. Através desta passagem notamos que o chá verde tem tido alto valor medicinal através dos tempos. Atualmente estudos sobre os efeitos do chá verde progrediram tanto que já é provado cientificamente o lendário dizer: “Chá é um remédio miraculoso para se manter a saúde”. Está ficando cada vez mais claro que o chá verde tem uma significativa eficácia em prevenir doenças. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition demonstrou que extrato de chá verde – que possui altas concentrações de antioxidantes como catequina, polifenóis e muitos outros compostos incluindo cafeína – pode aumentar a utilização de energia muito acima dos efeitos da cafeína pura. O consumo desse chá produz termogênese (criação de calor) e maior gasto de energia e gorduras em humanos. Os pesquisadores acreditam que o hábito de beber chá em vez de café é um dos fatores responsáveis pelo menor índice de infarto em paises do Oriente. Além disso, o chá tem cerca de metade da quantidade de cafeína do café. Está comprovado que o chá verde combate o envelhecimento precoce das células, diminui as taxas de colesterol, reforça os vasos sanguíneos e evita vários tipos de câncer. Além disso previne cáries, tem ação antiinflamatória e antigripal, ativa o sistema imunológico, regenera a pele, fornece vitaminas e sais minerais, acelera o metabolismo e queima de gorduras.
O chá verde é extraído da mesma planta que origina o chá preto, a Camillia Sinensis, que é conhecida pelos povo do Oriente há mais de 4 mil anos. Porém, o método de obtenção da versão escura faz com que ela perca várias das substâncias que apresentam propriedades terapêuticas. Para conseguir esse segundo tipo de bebida, o chá preto, é preciso fermentar a folha, diferentemente do processo de confecção do chá verde, no qual as folhas são expostas ao vapor d’água logo depois de colhidas e, por isso, guardam todos os seus princípios ativos. A lista de benefícios é grande e impressiona. O povo oriental bebe o chá e se beneficia de suas propriedades há séculos. No Japão ele é conhecido e tomado há séculos.

O poder do Chá Verde:

1) Antioxidante número 1 – contém altas concentrações de antioxidantes que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento.
2) Detonador de calorias – dá mais energia do que a cafeína pura, a bebida faz crescer as taxas metabólicas e acelera a oxidação das gorduras. Os pesquisadores acreditam que a interação entre a cafeína e outros componentes do extrato de chá verde aumenta as taxas de queima de gordura.
3) Amigo do coração – Médicos da Universidade de Harvard concluíram que pessoas que bebem uma ou mais xícaras de chá verde diariamente têm menos riscos de sofrer ataque cardíaco. Beber chá em vez de café é um dos fatores responsáveis pelo menor índice de infarto em países orientais. Um trabalho realizado por pesquisadores da Universidade de Nagayama demonstra que beber chá verde diariamente reduz em 30% a probabilidade de um derrame na terceira idade.
4) Arma contra o câncer – Os efeitos dos compostos do chá verde no processo de oxidação das células, tem como resultado redução de doenças degenerativas como o câncer. Componentes químicos do chá verde teriam a capacidade de prevenir alterações do DNA das células. Pesquisadores afirmam que os antioxidantes do chá seriam úteis contra o câncer digestivo e urinário. Consumidores de chá verde que sofrem de gastrite sentem seus efeitos com menos intensidade do que aqueles que não tomam o chá.

Benefícios fisiológicos e terapêuticos do Chá Verde, segundo pesquisas científicas desenvolvidas na Ásia, Europa e América do Norte:

. combate o envelhecimento precoce das células
. auxilia na regeneração da pele
. promove a longevidade saudável
. reduz o colesterol total e níveis de LDL (mau colesterol)
. aumenta os níveis do HDL (bom colesterol)
. reduz a pressão arterial
. atua como anticoagulante intravascular
. reduz o risco de infarto do miocárdio
. reduz os riscos de AVC (derrame cerebral)
. reforça os vasos sanguíneos
. reduz os riscos de vários tipos de câncer
. fortalece o sistema imunológico
. atua como antiinflamatório e antigripal
. ajuda a dilatar os brônquios, facilitando a respiração dos asmáticos
. auxilia nos tratamentos de gripe, bronquite e pneumonia
. protege o sistema gastrointestinal de bactérias nocivas
. auxilia nos processos digestivos
. previne a formação de pedras na vesícula e nos rins
. ajuda a normalizar a função da tireóide
. previne cáries dentárias e gengivite

Entrevista sobre o Chá Verde no programa da Ana Maria Braga:

Do quadro Faz bem. Existem soluções para a nossa saúde que estão bem pertinho da gente. Hoje, a gente vai mostrar quanta coisa boa podemos conseguir tomando um simples chá, o chá verde.
Se alguém dissesse que um chá gostoso e fácil de fazer tem o poder de prevenir o envelhecimento, facilitar a digestão de gorduras, reduzir a taxa de colesterol, melhorar o sistema circulatório e até prevenir câncer, você acreditaria? E mais: se bem usado, ele não tem efeito colateral. Pois esse chá existe sim. O chá verde é parente do chá preto: os dois vêm da mesma planta, a camillia sinensis.
A diferença entre eles é que o chá preto passa por mais processos para escurecer e perde algumas propriedades terapêuticas.
Já o chá verde é apenas colocado no vapor e depois seco, conservando vários princípios ativos. Segundo o Dr. Norvan Leite, clínico geral e acupunturista, o chá verde é uma erva muito importante para a medicina por ser, entre outras coisas, antioxidante.
Para entender melhor: todos nós sofremos processos oxidantes em todo o corpo, na pele e nos órgãos. Essa oxidação nada mais é do que a liberação de radicais livres, moléculas responsáveis pela degeneração e envelhecimento. Além de antioxidante, o chá verde pode ser usado para tratar de colesterol alto, prevenção de alguns cânceres, problemas articulares e tem também capacidade antiinflamatória e antiviral. Para aproveitar todas essas propriedades, é importante saber preparar o chá. Não pode ser fervido. Trata-se de uma infusão. Basta colocar água quente em cima da erva, tampar e esperar alguns minutos. Depois é coar e tomar. Dica: para um litro de água deve-se usar, em média, 3 colheres de sopa de chá verde.
Mas, atenção, não é recomendado tomar o chá verde em excesso. No máximo, três xícaras por dia. Mais que isso pode prejudicar a absorção de ferro pelo organismo. Quem toma cápsulas, deve saber que o ideal é duas por dia, em média. Mais do que seis, jamais.
Uma das últimas novidades na utilização do chá verde é na área da cosmética. Hoje, já é possível combinar o poder antioxidante dele com o protetor solar. A dermatologista Denise Steiner destaca que a união entre o chá verde e o protetor solar proporciona uma prevenção mais efetiva em relação ao câncer de pele. Sua principal ação na pele é através de uma substância chamada polifenol, que é um antioxidante. Isso impede que a pele se degenere. Vale salientar que só o chá verde não emagrece.Não esqueça de procurar um médico antes de decidir tomar esse chá, pois ele tem restrições para pessoas hipertensas e para quem têm hipertireiodismo.

Dr. Norvan Leite - End.: Alameda Fernão Cardim - 116 Jardim Paulista – SP - Fone: (011) 3171- 0900

Nenhum comentário:

Postar um comentário